Há risco de micose durante o inverno?


Hábitos comuns no inverno criam condições favoráveis para o aparecimento da doença durante a estação 

São Paulo, 13 de agosto de 2020 - Engana-se quem pensa que micose de unha é uma doença de verão. Se na estação mais quente do ano é importante ficar atento a hábitos como andar descalço em locais úmidos, a exposição à areia da praia e pés com sandálias abertas, no inverno a atenção deve ser aos hábitos opostos. Então, fica o alerta: nos meses mais frios também há risco de surgimento da Onicomicose (nome técnico da micose de unha).


Práticas como sapatos fechados, o uso de meias sintéticas - que dificultam a absorção do suor - e não secar bem os dedos e outras dobras criam condições favoráveis para o surgimento da doença, que é mais frequente em áreas com pouca ventilação, úmidas e quentes. "O grande problema é que durante o inverno as pessoas acabam descuidando dos cuidados com os pés, pois a região fica menos visível, facilitando o surgimento das micoses. E, apesar de ser uma doença comum causada por fungos, a micose que não for levada a sério pode ser porta de entrada para que o paciente desenvolva novas infecções", comenta a dermatologista Dra. Renata Bertino (CRM 5279577-1).

A crença de que a micose é uma doença de verão, somada ao fato de ser um tema pouco abordado, faz com que os sintomas sejam muitas vezes ignorados durante o inverno, podendo complicar o tratamento. "Ao serem diagnosticadas cedo, as micoses têm fácil solução, bastando utilizar medicamentos antifúngicos tópicos, ou seja, feitos para passar no local com micose", afirma Dra. Renata, que reforça a importância de consultar um médico para receber o tratamento ideal. Loceryl® é um medicamento em forma de esmalte que, com uma ou duas aplicações semanais nas unhas afetadas, forma um filme protetor exclusivo para garantir o tratamento contra os fungos causadores da micose.

Para evitar a necessidade de um tratamento, a prevenção é a melhor alternativa. É preciso cuidar dos pés durante o ano inteiro e alguns cuidados devem ser redobrados no inverno. Para os sapatos, é importante mantê-los sempre limpos, evitar o uso do mesmo par por dois dias seguidos e ventilar os que são mais fechados antes de guardá-los. As meias também merecem atenção, devendo ser mantidas limpas e usadas apenas com os pés bem secos. Com cuidados e um rápido tratamento em caso de micoses, é possível manter os pés saudáveis e livres da doença.

Loceryl® Esmalte (cloridrato de amorolfina) é indicado para o tratamento de micoses de unha (onicomicoses). Reg. MS 1.2916.0036. GALDERMA BRASIL LTDA./LOCERYLESM-MB01_20/SAC: 0800-155552. LOCERYL® ESMALTE É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA. SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO.

Sobre a Galderma

A Galderma, maior empresa global independente de dermatologia do mundo, foi criada em 1981 e atualmente está presente em mais de 100 países. Com um extenso portfólio de medicamentos prescritos, soluções estéticas e ao consumidor, a empresa faz parceria com profissionais de saúde em todo o mundo para atender as necessidades de saúde da pele das pessoas ao longo da vida. A Galderma é líder em pesquisa e desenvolvimento de soluções cientificamente definidas e clinicamente comprovadas para a pele. Para mais informações, visite http://www.galderma.com .













Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato