Pesquisa: Metade dos Brasileiros não é a favor da reabertura em meio à Pandemia



44% da população acredita que o pico do Covid-19 acontecerá nas próximas semanas no Brasil

São Paulo, 3 de julho de 2020 - A Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, levantou estudo da visão dos brasileiros sobre o momento de pandemia e o futuro do país em meio às decisões dos governos estaduais e federal. Foram entrevistadas mais de 6 mil pessoas em todo o país, entre os dias 23 e 25 de junho de 2020, com 57% mulheres e 43% homens, entre 18 e 80 anos, de classes sociais A,B e C. A pesquisa tem 98% de significância e 1.5% de margem de erro.

Sobre a quarentena, 79% dos brasileiros afirmam que foram a favor do fechamento de comércio e serviços quando a pandemia chegou ao país. Hoje, 49,5% da população gostaria que as portas continuassem fechadas, enquanto 26,1% são favoráveis a abertura sem que isso tenha uma relação direta com seu trabalho ou consumo: o querem apenas "pelo bem da economia e direito de ir e vir".

A pesquisa questionou que ações o entrevistado faria se fosse governador de seu Estado. Testes gratuitos (80,2%), EPI para profissionais (79,0%) e uso obrigatório de máscaras (77,9%) encabeçam a lista, seguido da proibição de eventos, shows e cinema (74,1%), apoio ao pequeno empresário (73,5%) e isenção de pagamento de água e luz aos mais necessitados (67,7%). Ao todo, 33 medidas foram analisadas e as menos populares foram o rodízio diferenciado (21,7%), fechamento dos serviços (20,9%) e antecipação dos feriados (10,3%), estes últimos também com alta taxa de rejeição (31,6%, 25,4% e 44,3% respectivamente).

Pico do Covid-19 na visão dos Brasileiros

Quando questionados se eles manteriam todas as medidas no momento atual, foi possível notar quedas entre 1% a 8,8% - a maior sendo sobre auxilio salário para as empresas, de 47,4% a 38,6% - mostrando que o brasileiro espera menos ações e austeridades agora que no início das ações de controle, ainda que acredite que o pior da pandemia ainda está por vir: apenas 15,3% acredita que o pico da doença já ficou no passado, 40,7% considera hoje como o pior momento e 44,0% espera enfrentá-lo nas próximas semanas.

Mesmo em relação às ações tomadas pelos governos e que foram bem aceitas pelos brasileiros, a pesquisa mostra que houve queda na preocupação com tais medidas. Por exemplo, no início da quarentena, 62,1% dos brasileiros eram a favor da suspensão das aulas. Hoje, apenas 56,2% manteriam a medida. Antes, a proibição de jogos de futebol era apoiada por 61,8%, hoje por apenas 56,6%. No início, 41,1% concordava com fechamento de aeroportos, e hoje somente 32,7% dos brasileiros manteriam a decisão.

Recuperação da economia

Sobre a recuperação econômica, pouco mais da metade (51,4%) acredita que o país deva levar entre 1 e 3 anos para se recobrar do impacto econômico, enquanto para 31,2% essa recuperação deve levar até 10 anos. 9,7% são mais otimistas, acreditando que um ano seja o suficiente para a retomada, enquanto 7,8% não contam com isso pelos próximos dez anos.

Visão sobre os governadores

Em média, 54% dos brasileiros apoia seus governantes estaduais, e 51% acredita que eles têm tomado as medidas necessárias para proteger a população. Alguns Estados se destacam como Bahia com 76% de apoio a seu governador e RJ com apenas 20%. Em SP, 55% dos paulistanos dizem apoiar o governador do Estado, onde 62% concordam que ele está tomando as medidas necessárias durante a pandemia.

Brasil - não para amadores

60,4% da população brasileira acredita que todos os países estão sofrendo impactos parecidos na economia, enquanto 38,3% acredita que o Brasil está sofrendo mais que outros países. Para 1,3%, o Brasil sente menos impacto.

A pesquisa apresentou também aos entrevistados o case da Islândia, país que conseguiu controlar a contaminação do vírus rastreando contato de pessoas infectadas. O modelo dividiu os brasileiros, onde 49% acredita que o Brasil seria capaz de fazer o mesmo, e 51% acredita que não.

Em seguida, foi apresentado que o Brasil possui quase 10 vezes mais agentes comunitários de saúde que o que seria necessário para executar o mesmo processo, e questionou os entrevistados quais motivos tal solução não seria viável no país, e os principais foram: 69,0% dos respondentes acredita que a população não respeita e nem ajuda as iniciativas do governo; 66,9% porque a maioria dos governantes não toma atitudes eficientes; 47,7% enxergam que a desigualdade no país impede trabalhos desse tipo; 33,6% acredita que boa parte dos agentes públicos são funcionários fantasmas.



Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato