“Homem Pateta” é nova ameaça e especialista afirma que diálogo é fundamental para afastar crianças do perigo virtua

Em Destaque
Por -
0

Na internet

"Homem Pateta" é nova ameaça e especialista afirma que diálogo é fundamental para afastar crianças do perigo virtual

 

Com o distanciamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus, pais em home office, tendo que conciliar afazeres domésticos e cuidados com os filhos, a utilização de telas por criança e adolescentes acabou aumentando consideravelmente. O ambiente virtual que vem sendo um grande aliado, também é meio de preocupação, pois uma nova ameaça, conhecida como "Homem Pateta" estaria induzindo jovens à automutilação e ao suicídio.

A psicóloga da MedPrev do Hapvida em João Pessoa, Michelle Costa, explica que crianças e adolescentes podem ser influenciados por este personagem que se utiliza de estratégias lúdicas, falando a linguagem dos jovens, mas orienta que o diálogo é a chave para manter jovens afastados dos perigos. "As vítimas são crianças de sete a onze anos de idade e de forma lúdica, com jogos e desafios, o criminoso os induz a fazer vários desafios que levam a automutilação e suicídio", esclarece.

A nova personagem, que vem preocupando pais e autoridades, surge como um homem vestido com máscara do personagem Pateta (deformada e assustadora), da Disney, fazendo suas vítimas nas redes sociais, por meio de mensagem de texto, ligações ao vivo e vídeos. A especialista ressalta que é preciso que os pais redobrem os cuidados.

Os perfis que utilizam a imagem possuem poucas postagens e desafiam as pessoas a segui-los e enviar uma mensagem privada. A resposta enviada para os jovens, segundo a polícia, tem a intenção de causar desconforto, medo e, em alguns casos, provocar automutilação e suicídio.

Apesar dos tempos serem difíceis, a psicóloga Michelle Costa orienta os pais sobre como agir caso venham a descobrir que os filhos estão tendo acesso ao conteúdo apresentado pelo "Homem Pateta". "Os pais devem conversar com os filhos, explicando o risco que correm em manter contato com alguém com essas características. Devem assistir juntos os vídeos que agradam seus filhos e tentar participar do mundo virtual das crianças. Devem ainda, estabelecer uma relação de confiança e passar segurança aos seus filhos, para que estes possam falar sobre qualquer coisa que os aflijam. Deve-se ainda denunciar a polícia, e apoiar incondicionalmente seus filhos, caso algo de pior ocorra com os mesmos", elenca.

Outras ameaças - O caso é semelhante a outros que surgiram recentemente no meio virtual como o da Baleia Azul (nome atribuído a um conjunto de 50 desafios diários e autodestrutivos, cuja última etapa era o convite ao suicídio) e o da boneca Momo (ela trazia desafios para que as crianças se machucassem e também ferissem amigos e familiares). Jovens acabaram morrendo ao participar dos desafios.





Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)