Alergias e Covid-19: entenda como diferenciar os sintomas

Em Destaque
Por -
0

A OMS estima que 30% da população mundial sofra com alguma reação alérgica, índice que deverá chegar a 50% até o fim do século

 

O sistema imunológico é responsável por proteger o organismo de invasores externos, como vírus e bactérias. Ele funciona como o mecanismo de defesa do corpo contra as incontáveis substâncias estranhas presentes no ar que respiramos, nos alimentos que ingerimos e nos objetos que tocamos. Mas, às vezes, ele reage de forma exagerada a alguma substância inofensiva com a qual temos contato: o alérgeno. Esse processo é a popular alergia.

Nesta quarta-feira (8) é marcado como o Dia Mundial da Alergia. A data, definida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem como foco conscientizar e alertar a população acerca dos vários tipos de alergia, desde as alimentares até as respiratórias, bem como a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento de cada tipo de alergia.

De acordo com o alergologista do Hapvida Saúde, David Pizzi, a alergia ocorre quando o sistema imunológico reage a substâncias geralmente inofensivas. "Esses elementos são conhecidos como alérgenos, alguns são bem comuns como ácaros, pólen, pelos de animais e alguns mais específicos, como medicamentos e alimentos. A reação de hipersensibilidade (alergia) varia de pessoa para pessoa, provocando inflamações diferentes em indivíduos predispostos", afirma o médico.

Segundo a Organização Mundial de Alergias (WAO), as doenças alérgicas afetam de 30% a 40% da população mundial, sendo que as mais comuns são a rinite e a asma, que respondem por cerca de 10% a 20% da população; além de 80% das pessoas com asma apresentam rinite alérgica.

 

Tipos e sintomas

Respiratórias: Rinite alérgica, causadas por alergia à poeira, ácaros, pólen e animais de estimação. Os sintomas mais comuns são espirros, nariz congestionado, olhos lacrimejantes, vermelhos.

Alimentar: Embora sejam mais específicas e cada paciente têm uma reação diferente ao mesmo tipo de alimento, os alimentos alergênicos mais comuns são: soja, amendoim, nozes e castanhas, leite, trigo, peixes e frutos do mar. Os sintomas, geralmente, são inchaço nos lábios, língua, face ou garganta, urticária, formigamento na boca, diarreia, dor de estômago, náuseas e vômitos.

De pele: Dermatite de contato por alergia a cosméticos ou substâncias químicas. Entre os sintomas mais comuns estão inchaço, edema, coceira, vermelhidão, pele seca, erupção cutânea.

Alergia à leite: Apesar de apresentar sintomas parecidos, a intolerância é diferente da alergia alimentar. Em pacientes com intolerância à lactose, o organismo apresenta dificuldade na digestão e não existe a interferência do sistema imunológico. Já no processo alérgico, ocorre uma reação anormal acionada pelo sistema imune, que pode trazer complicações mais graves caso não tenha um acompanhamento médico.

 

Alergia e o novo coronavírus

Os sintomas de uma alergia podem ser desconfortantes: espirros, coriza, coceira, olhos vermelhos e lacrimejantes, e, às vezes, tosse. Com a pandemia, o novo coronavírus adiciona uma preocupação a mais para quem sofre com algum tipo de alergia.

Embora as alergias não sejam um fator de risco para contrair a doença, algumas delas podem se tornar um fator complicador para uma pessoa que contraia a Covid-19. A asma atinge entre 10% e 25% da população brasileira, e a rinite, segundo estudo ISSAAC (Internacional Study of Asthma and Allergies), compromete cerca de 26% crianças e 30% dos adolescentes.

"Existem diferenças importantes entre o vírus e as alergias que devem ajudar a aliviar o pânico. Alergias, que são uma reação exagerada do sistema imunológico a partículas estranhas, não devem causar calafrios, dores no corpo ou febres. Esses são os sinais clássicos de uma infecção viral, como a do Covid-19", ressalta o alergologista do Sistema Hapvida.

Especialistas da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai) informam que os portadores de rinite não são grupo de risco para Covid-19. É fundamental que nestes períodos de grande circulação de vírus respiratórios, o paciente deve manter a rinite e a asma sob controle. Muitas vezes há a sobreposição de manifestações – rinite e asma- se a rinite estiver fora de controle, os sintomas de asma serão muito mais frequentes e graves.

Além disso, embora pacientes com coronavírus possam ter congestão nasal, isso não é comum. A Organização Mundial da Saúde (OMS) descobriu que apenas cerca de 5% dos pacientes com coronavírus na China tinham congestão nasal. E, aproximadamente, 14% apresentavam dor de garganta.

Sobre o Sistema Hapvida 
Com 6,5 milhões de clientes, o Sistema Hapvida hoje se posiciona como o maior sistema de saúde suplementar do Brasil presente em todas as regiões do país, gerando emprego e renda para a sociedade. Fazem parte do Sistema as operadoras do Grupo São Francisco, América, Promed e Ame, RN Saúde, além da operadora Hapvida. Atua com mais de 30 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais de 15 mil dentistas. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 39 hospitais, 194 clínicas médicas, 42 prontos atendimentos, 177 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.



Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)