Prêmio CNT 2020 abre inscrições




Jornalistas e fotógrafos têm até o dia 10 de agosto para inscrever seus trabalhos, cuja veiculação deve ser entre 5 de agosto de 2019 e 10 de agosto de 2020

Estão abertas as inscrições para o Prêmio CNT de Jornalismo 2020. A premiação, ao longo de 27 anos, inseriu o transporte no cotidiano das redações brasileiras e se tornou uma das principais do país. E, neste ano, não seria diferente. O Brasil e o mundo enfrentam uma pandemia, e o jornalismo de verdade vem reafirmando seu papel como um dos pilares das democracias modernas e mostra que - assim como o transporte - continua a ser essencial neste novo mundo. E o Prêmio CNT chega para reconhecer e valorizar o jornalismo de qualidade.

Serão avaliadas as matérias e fotografias veiculadas entre 5 de agosto de 2019 e 10 de agosto de 2020. A data-limite para se inscrever é 10 de agosto, até as 18h, pelo site: http://www.premiocnt.cnt.org.br

As pautas devem abordar aspectos do transporte, seja ele rodoviário, ferroviário, aquaviário ou aéreo - nos segmentos de passageiros ou cargas. As matérias devem se enquadrar em uma das seguintes categorias: Impresso, Internet, Televisão, Rádio, Fotografia, Meio Ambiente e Transporte.

Mais uma vez, os melhores trabalhos concorrerão ao Grande Prêmio (R﹩ 60 mil) e às premiações por categoria (R﹩ 35 mil cada). No ano passado, o Grande Prêmio foi do jornalista Guilherme Ramalho de Melo, da GloboNews, com a série de reportagens "GloboNews em movimento", sobre os desafios da mobilidade urbana no Brasil.

Ideias para pautas podem ser encontradas nos próprios trabalhos da CNT e do SEST SENAT. As entidades produzem estudos, promovem ações e dispõem de redes sociais alimentadas diariamente. A seleção dos melhores trabalhos será feita, inicialmente, por uma comissão de pré-selecionadores, formada por jornalistas com atuação acadêmica.

Depois, os trabalhos finalistas serão escolhidos por uma comissão formada por quatro jornalistas de renome da imprensa nacional e um especialista em transporte. Eles atribuirão notas de acordo com cinco critérios (veja abaixo), sendo que a relevância para o setor de transporte e o transportador e a qualidade editorial têm maior peso. Os vencedores serão anunciados no mês de novembro.

Para lembrar

Inscrições devem ser feitas até 5 de agosto, às 18h, pelo site www.premiocnt.cnt.org.br

Categorias

Impresso

Internet

Televisão

Rádio

Fotografia

Meio Ambiente e Transporte

Critérios de julgamento

1. Relevância para o setor de transporte e o transportador

2. Qualidade editorial

3. Relevância para a sociedade

4. Criatividade / originalidade

5. Temporalidade / atualidade

Série x Cobertura

A Comissão Organizadora do Prêmio CNT define como série de matérias ou de fotografias a reportagem sobre um mesmo tema ou desdobramentos desse tema publicados durante determinado intervalo de tempo. Para ser considerada uma série de reportagens, o material deve seguir a mesma linha editorial e a mesma identidade visual do início ao fim. A simples cobertura factual de determinado tema ou acontecimento, com a reunião de várias reportagens e suítes, não será considerada série de reportagens.

Cerimônia de premiação

Em função da pandemia do novo coronavírus, a cerimônia de premiação do Prêmio CNT, tradicionalmente realizada na primeira semana de dezembro, não está confirmada. Para a realização ou não do evento, a CNT seguirá as determinações das autoridades sanitárias locais.












Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato