POLÍCIA DE COARI INTERCEPTA PIRATAS DOS RIOS

Em Destaque
Por -
0

APÓS OPERAÇÃO POLICIAL CONTRA PIRATARIA DE RIO, POLICIAIS MILITARES DO 5° BPM/COARI PRENDEM DOIS INFRATORES E APREENDEM DUAS LANCHAS, ARMA DE FOGO, MUNIÇÕES, ROUPAS DE USO EXCLUSIVO DAS POLÍCIAS, COLETE BALÍSTICO, ETC NO RIO SOLIMÕES PRÓXIMO À CIDADE DE COARI/AM.

23 de Junho de 2020

POLICIAIS MILITARES DO 5° BPM/COARI, TC PM PEDRO MOREIRA, CAP PM MAKS JEAN, SGT PM S. SANTOS, CB PM M.BARBOSA, CB PM DAVI, CB PM A. NORONHA, CB PM VERÇOSA, CB PM R. MATA, CB PM S. BARROS, SD PM JUNISSON, SD PM JOSÉ ANTÔNIO, E SD PM SÉRGIO BASTOS, por volta das 13h30, prenderam dois infratores adultos no lago Coari/AM. 

A Polícia Militar realizava Operação Policial quando abordou dois indivíduos em um bote equipado com motor 30HP que vinham do Rio Solimões e entravam no lago de Coari. Durante a busca pessoal, foi possível notar na barriga de um dos indivíduos a marca de uma arma de fogo que este trazia em sua cintura, porém, este informou que jogou a arma na água assim que percebeu que seria abordado pelos Policiais Militares. Na embarcação também foi encontrado um coturno de uso militar.  


Os Policiais Militares, reconheceram um dos indivíduos como irmão de um conhecido "pirata de rio" e indagaram a sua procedência. O indivíduo respondeu então que teriam ido abastecer uma lancha que estava escondida na ilha do ariá, onde mais tarde um grupo de "piratas de rio" iria buscar para roubarem drogas no rio Solimões. 

Os Policiais Militares foram até o local e retiraram uma lancha com bote de alumínio de 8 metros equipada com motor 250HP Suzuki. Na embarcação a Polícia Militar apreendeu 03 (três) cartuchos de espingarda calibre 12, 01 (um) cartucho de espingarda cal. 28, 01 (uma) botija de 7kg, 01 (uma) camisa preta com brasão da Polícia Civil de uso exclusivo da Polícia e 03 (três) baldes de 50 litros para transporte de combustível, 01 (um) rádio HT e 01 (uma) moleta.

Os indivíduos também disseram que estavam responsáveis apenas pelos mantimentos e abastecimento da embarcação. Entretanto, os indivíduos armados estariam homiziados na casa de um cidadão conhecido por "CORONEL" que seria pai de um indivíduo conhecido por "NOKA", moradores da Comunidade São José do Saúba, próximo ao terminal. Ainda segundo estes, infratores conhecidos por "VAGNO", "MARQUINHO", "MONSTRÃO", "PATARRÃO" e outros também estavam no local de onde sairiam em canoas com motor rabeta para pegar a lancha abastecida. 

Os Policiais Militares foram até o local, e durante o percurso foram surpreendidos por 04 (quatro) indivíduos armados com armas longas que atiraram contra os policiais que revidaram. Na ação um indivíduo foi baleado e veio à óbito ainda no local. Com este a Polícia Militar apreendeu uma espingarda calibre 16, 05 (cinco) cartuchos de calibre 12, 04 (quatro) cartuchos calibre 28, um celular, uma camisa preta manga longa e um boné da marinha mercante. Os Policiais montaram um cerco, mas, os indivíduos fugiram mata adentro. Os infratores possuíam visão privilegiada do rio e do caminho de acesso, montando uma espécie de posto de vigilância para informar da chegada da Polícia. 

A Polícia Militar foi até a residência de "CORONEL" e "NOKA" onde aprenderam 31 (trinta e um) cartuchos de calibre 12, 19 (dezenove) cartuchos de calibre 28, 05 (cinco) munições de calibre 38, 12 (doze) munições de calibre 44 e 01 (um) cartucho calibre 20, todos intactos. Em uma mochila encontrada na casa de "CORONEL" foram apreendidas 06 (seis) camisas pretas com brasão e escrição "Polícia Civil", além de calças com camuflado urbano digital de uso exclusivo das Unidades de Policiamento Especializado da Polícia Militar, 01 (um) colete balístico com escrição "Polícia Civil". Outras roupas, bem como binóculos, lanternas, roçadeira, caixa de som e motores de popa também foram apreendidos. Moradores disseram que pelo menos 10 (dez) infratores que portavam armas longas, possivelmente espingardas, rifles, submetralhadoras e fuzis fugiram na mata assim que ouviram os disparos de arma de fogo. 

Agentes da Secretaria Municipal de Defesa Social fizeram o recolhimento do corpo do infrator que veio a óbito e ainda não havia sido identificado. Os outros dois infratores foram conduzidos e apresentados na 10a Delegacia de Polícia Civil em Coari para os procedimentos legais.

MATERIAL APREENDIDO

01 (UMA) LANCHA COM BOTE DE ALUMÍNIO DE 8 METROS EQUIPADO COM MOTOR SUZUKI 250HP;

01 (UM) LANCHA COM BOTE DE ALUMÍNIO DE 5 METROS EQUIPADA COM MOTOR SUZUKI 30HP;

03 (TRÊS) BALDES DE COMBUSTÍVEL COM CAPACIDADE 50 LITROS;

02 (DOIS) CELULARES;

01 (UMA) ESPINGARDA CALIBRE 16;

40 (QUARENTA) CARTUCHOS CAL. 12;

24 (VINTE E QUATRO) CARTUCHOS CAL. 28;

12 (DOZE) MUNIÇÕES CAL. 44;

05 (CINCO) MUNIÇÕES CAL. 38;

01 (UMA) ROCADEIRA;

02 (DOIS) MOTORES RABETA;

07 (SETE) CAMISAS DE USO EXCLUSIVO DA POLÍCIA CIVIL;

02 (DUAS) CALÇAS CAMUFLADOS URBANO DIGITAL;

01 (UM) COLETE BALÍSTICO.

A POLÍCIA MILITAR solicita que a população denuncie "bocas de fumo" e locais usados para a prática de crimes através do número do Linha Direta ou do Comandante do 5° Batalhão de Polícia Militar.

OCORRÊNCIAS POLICIAIS: 190 (DD97) e (97) 99182-4473 LINHA DIRETA

FALE COM O COMANDANTE DO 5°BPM/COARI: (97) 99176-0597

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)