Doença Falciforme: especialista alerta para diagnóstico neonatal

Em Destaque
Por -
0


Considerada uma das doenças genéticas mais comuns no Brasil, estima-se que cerca de 3 mil crianças nasçam com Doença Falciforme por ano, segundo dados da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH). A doença ainda não tem cura, mas o diagnóstico precoce é fundamental para orientar as famílias quanto aos cuidados necessários, identificar situações de risco e garantir melhor qualidade de vida ao paciente. Em 2008, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu 19 de junho como Dia Mundial de Conscientização sobre a Doença Falciforme (DF).

De acordo com a oncologista pediátrica do Sistema Hapvida, Paula Carvalho, a doença pode ser identificada já nos primeiros dias de vida através do teste do pezinho. Entretanto, o exame de eletroforese de hemoglobina é a outra opção para diagnóstico e pode ser realizado em qualquer idade.

"A anemia falciforme é uma doença genética que causa a malformação dos glóbulos vermelhos. Antigamente era mais comum em negros e pardos, porém com a miscigenação da população atualmente ela pode ser encontrada em todas as raças. O diagnóstico é feito através do teste do pezinho. Logo que nasce, a criança tem gotas de sangue coletadas do pé e é feito a análise precoce", afirma a oncologista pediátrica do Hapvida Saúde.

A especialista explica que isso acontece porque esses glóbulos vermelhos (hemácias) perdem a forma natural (discóide), e adquirem a forma de foice ou meia lua. As hemácias endurecem, dificultando sua passagem pelos vasos sanguíneos e causam a redução da oxigenação dos tecidos. Como resultado, causa dor e dano aos órgãos devido a falta de oxigênio. 

"Além disso, a Anemia Falciforme não deve ser confundida com o traço falciforme, o qual significa que a pessoa é somente portadora do gene da doença mas não tem a doença e tem uma vida normal", afirma Paula Carvalho.

Sintomas

A doença falciforme geralmente se manifesta ao redor do sexto mês de vida do bebê, embora em alguns casos os sintomas possam aparecer com o passar dos anos. Alguns dos principais sinais e sintomas da doença falciforme nas crianças e adultos são:
⁃ Anemia;
⁃ Icterícia (coloração amarela na pele);
⁃ Infecções frequentes;
⁃ Cansaço intenso;
⁃ Dores ósseas e articulares;
⁃ Edema nas articulações;
⁃ Priapismo (ereção peniana involuntária e dolorosa);
⁃ Acidente vascular cerebral (AVC);
⁃ Cálculos na vesícula;

Nos pacientes que vivem com doença falciforme há vários anos, podem ocorrer lesões abertas (úlceras) nas pernas e nos pés, necrose de cabeça de fêmur,  e insuficiência de diferentes órgãos, como coração e pâncreas.

Diagnóstico e tratamento

Segundo o Ministério da Saúde, a frequência anual de nascimento é de 200 mil recém-nascidos com traço falciforme. Já o número de casos novos, por ano, é próximo de 3 mil, ou seja, um bebê doente para cada mil – daí a importância de realizar triagem neonatal e proceder com os cuidados necessários.

O diagnóstico é feito através do Teste do Pezinho, exame realizado na primeira semana de vida, ou da Eletroforese de hemoglobina, que pode ser realizado a partir de 4 meses de vida.

Com o diagnóstico confirmado de doença falciforme, o tratamento vai depender do quadro clínico do paciente. Sendo importante evitar infecções utilizando antibióticos (conforme prescrição médica) e vacinas. Evitar situações que levam a quadros de dor como desidratação, exposição a temperaturas extremas e atividades físicas intensas. Costumam ser necessárias transfusões de sangue. Pode utilizar medicamentos específicos como a hidroxiureia, que contribui para reduzir as crises dolorosas e complicações decorrentes da doença; e medicamentos que diminuem a interação das hemácias falciformes.

Os pacientes com doença falciforme geralmente são acompanhados e tratados em hospitais e ambulatórios por equipes multidisciplinares.

Existe a possibilidade de realizar transplante de medula óssea sendo o único tratamento curativo até o momento, porém com muitos riscos e complicações.

Doença Falciforme e Coronavírus


Diante do cenário de pandemia, a Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) divulgou recentemente algumas recomendações acerca da doença falciforme durante a pandemia por Covid-19.
Pacientes sem suspeita de Covid-19:

- Fazer isolamento social: sair de casa apenas para coleta de exames ou consultas médicas que não possam ser postergadas;
- Lavar as mãos ou usar álcool gel várias vezes ao dia.
- Os pacientes devem ser orientados a procurar atendimento de emergência em caso de crises falcêmicas (ex.: crise álgica severa ou refratária, síndrome torácica aguda).

Pacientes com sintomas de Covid-19:

- Procurar serviço de saúde e informar doença de base;
- Até o momento, não há evidências científicas que corroborem a interrupção do uso de hidroxiureia, terapia eficaz na redução da frequência das crises álgicas, dos episódios de acidente vascular encefálico e da necessidade de hemotransfusão.
- Outras medicações usadas no suporte dos pacientes com doença falciforme, como ácido fólico e penicilina V, também devem ser mantidas, a princípio.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)