O prefeito de Coari Adail Filho, anunciou nesta sexta-feira (15) que serão realizadas testagens em massa para detectar casos do novo coronavírus no município. O objetivo é fazer um trabalho de maior alcance, uma busca ativa no sentido de antecipar a detecção de novos casos, antes que haja complicação dos sintomas, principalmente entre pessoas que estão no grupo de risco ou apresentem outras comorbidades.

O prefeito informou que o trabalho está sendo realizado por uma equipe da secretaria de saúde, que foi devidamente preparada para a ação, ressaltando que a medida tomada pela prefeitura e de extrema importância. Segundo Adail Filho, o principal objetivo da ação iniciada hoje em Coari é realizar a testagem em massa para o Covid-19, principalmente para alcançar os idosos e pacientes com doenças crônicas, como os hipertensos e diabéticos.

"Fiz questão de estar presente neste momento de união e amor ao próximo. Quero externar minha gratidão e dizer que estou muito orgulhoso da equipe que está envolvida e que vamos dar continuidade nas ações, e toda a estrutura necessária será dada para que a gente supere esse desafio. Estamos adquirindo cerca de 16 mil testes e se for necessário iremos adquirir ainda mais, para que todos os pacientes acometidos pelo novo coronavírus recebam o tratamento em casa, sem necessidade de internação hospitalar" - declarou o prefeito de Coari.

A ação está sendo avaliada de forma positiva pela população, pois a preocupação é grande com a pandemia. Ao ver uma iniciativa de busca ativa, os cidadãos entendem que a gestão do município está atuando de forma pró-ativa para impedir que o tratamento dos casos detectados comecem quando fica mais difícil tratar os sintomas. Quando mais cedo os casos forem descobertos, mais cedo começará o tratamento. O número de casos podem aumentar verticalmente em virtude da quantidade dos testes que serão feitas, mas a tendência é que os casos de recuperados também aumentem na mesma proporção.