Coari-Am 17 de maio de 2020


Até os números pararem, Coari era o terceiro município, em todo o país, com o maior número médio de mortes por 100 mil habitantes, causados pelo novo coronavírus (covid-19). Há cinco dias que boletim oficial mantém número de óbitos em 35 em Coari.


Novo protocolo estadual


Os recentes boletins sobre a Covid-19 em Coari chamam a atenção por uma fato novo: não houve crescimento do número de falecimento pelo novo coronavírus nos últimos cinco dias. A estagnação dos números sobre Covid, não é um decisão da secretaria de saúde do município, é resultado de uma mudança de protocolo que passou a ser adotado na última semana pelos órgãos de saúde do Estado do Amazonas.


Contraprova


Os óbitos só serão confirmados e divulgados como Covid-19 após a realização de contraprova pela FVS-LACEN. Só após esta contraprova, o município passa a notificar e finalizar as informações e divulgações oficiais de óbitos. Este novo protocolo não está sendo adotado apenas em Coari, explicam as autoridades locais, este procedimento passou a ser adotado em todo o Amazonas.


Altos índices


Até que os números parassem, estatísticamente, chamou a atenção a alta taxa de letalidade por Covid-19 no município, inclusive colocando Coari em um posição nada agradável de ser o terceiro lugar onde morriam mais pessoas por 100 mil habitantes em todo o Brasil, segundo o Ministério da Saúde, apesar de todas as medidas preventivas, clínicas, administrativas e de conscientização adotadas no município para tentar conter o avanço do novo coronavírus.


http://coariemdestaque.blogspot.com/2020/05/indices-de-obitos-param-nas.html