O prefeito de Coari Adail Filho declarou que com a testagem em massa é natural que os casos positivos de COVID-19 aumentem. O prefeito falou à respeito do assunto na tarde desta segunda-feira (18), no Twitter, após a divulgação do boletim oficial, que trouxe 718 casos confirmados de pessoas que testaram positivo para o novo coronavírus em Coari. Desde a semana passada, as equipes de saúde da prefeitura de Coari estão realizando busca ativa nos bairros e realizando testagem rápida dos domicílios. 


Na rede social o prefeito afirmou que: "Diante da nossa ação de testagem em massa, é natural que cresça o número de casos confirmados. Saber a realidade de infectados é importante para iniciar um tratamento precoce, especialmente em idosos e pessoas com comorbidades. Isso resultará em mais pessoas recuperadas. O número de recuperados em Coari chega à 175 e 711 casos suspeitos foram descartados. No boletim de hoje foi confirmado mais um óbito, após contraprova, chegando à 36 o número de óbitos.

Com a atualização dos dados e aumento dos casos resultante da testagem em massa, hoje Coari é o terceiro município do Estado do Amazonas onde mais pessoas testaram positivo para o novo coronavírus. Estão à frente de Coari apenas Manacapuru (1.500) e Tefé (767). A prefeitura de Coari vai manter a realização da testagem rápida e da busca ativa por pessoas que estão no grupo de risco. O objetivo é detectar mais cedo as pessoas contagiadas e assim antecipar o tratamento clínico, quarentena e outras providências antes do agravamento da doença.