Com 44 enterros em 24 horas, cemitérios de Manaus têm queda em média de sepultamentos após recorde de 140

Em Destaque
Por -
0

Levantamento mostra queda grande nos registros de sepultamentos em comparativo com números do fim de abril e fim de maio.


Há pouco menos de um mês, Manaus registrou a marca de 140 enterros em apenas 24 horas. O número, que foi recorde, caiu significativamente ao longo do mês de maio. Neste domingo (24), em toda a capital, foram feitos 44 sepultamentos em 24 horas - o menor número registrado desde a chegada da pandemia ao Amazonas.

Ao longo da última semana, foram, ao todo, 468 enterros em Manaus. A média de sepultamentos diários - que no final de abril era de mais de 100 por dia - caiu para 66. Os números levam em consideração dados do dia 17 a 24 de maio.

A média atual, em meio à pandemia, é ainda 120% maior que os dados registrados antes da chegada do coronavírus em Manaus. Antes da pandemia, a média de sepultamentos diários era de 30, segundo o Sindicato das Empresas Funerárias do Estado (Sefeam). Atualmente, a média é de pouco mais de 58.

Dos 44 mortos enterrados neste domingo:

Oito morreram pela Covid-19
Duas tiveram registro de causa desconhecida ou indeterminada
Oito por motivo de síndrome ou insuficiência respiratória ou parada cardiorrespiratória
26 não tiveram detalhes sobre causa da morte

De acordo com a Prefeitura de Manaus, foram 31 sepultamentos em cemitérios públicos da capital, e 13 em particulares.

"Do total de sepultamentos e cremações no sistema público, 11 utilizaram o serviço SOS Funeral, gerenciado pela Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Cidadania (Semasc). Não foram registrados sepultamentos de mortes em domicílio e dos municípios do interior do Amazonas", resume nota da prefeitura, que também detalha as causas das mortes.

Subnotificações e "enterros" como referência

O próprio Governo do Amazonas já chegou a anunciar que, atualmente, os dados de sepultamento são levados em grande consideração para que se tenha uma boa base da real situação do Amazonas em meio à pandemia.

O governo também já admitiu que é possível que haja subnotificação de mortes por Covid-19 no Amazonas já que o Estado realiza testagem para o vírus apenas em casos graves da doença.

As confirmações são realizadas por diagnóstico laboratorial de pacientes internados. Porém, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), a maioria das pessoas (cerca de 80%) apresenta sintomas leves da doença.

Subnotificação: 4 indicadores de que há mais casos de Covid-19 no Brasil do que o governo divulga

Comparação de dados entre abril e maio

Entre os dias 17 e 24 de maio, a queda no "pico" do sistema funerário começou a dar os primeiros sinais ainda no último domingo, quando foram 65 enterros em um dia. Ao longo da semana, o pico foi na quarta-feira (20), com 73 sepultamentos. Desde então, os números diminuíram chegando ao recorde de 44.
17 e 24 de maio: índices de enterros em Manaus na última semana
Dados apontam grande queda em média de sepultamentos durante pandemia

Fonte: Prefeitura de Manaus

Em um comparativo com a semana que registrou o recorde de 140 sepultamentos em um único dia, que vai do dia 26 de abril ao dia 03 de maio, a média diária de enterros era de mais de 117 por dia.
26 de abril a 3 de maio: índices de enterro em Manaus
Dados mostram semana de 'pico' na capital durante pandemia

Fonte: Prefeitura de Manaus

Sistema funerário 'respira'

A maioria dos sepultamentos é feita no cemitério Nossa Senhora Aparecida, bairro Tarumã, Zona Oeste de Manaus, que recebeu a instalação de contêineres frigoríficos para armazenar corpos. Foi lá também que a prefeitura abriu valas comuns para conseguir suprir a demanda de enterros.

Em meio ao pico das mortes, no final de abril, o sistema chegou a cavar valas comuns e até empilhar caixões - medida esta que foi revertida pela prefeitura.

Desde então, com a diminuição de casos, o sistema "desafogou" e volta a viver quase uma rotina costumeira, com um leve acréscimo nos números que já eram diariamente trabalhados.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)