Novos cursos profissionalizantes estarão sendo realizados através do Programa Capacita Coari. Um programa de capacitação da prefeitura do município. As inscrições fora abertas para novos cursos profissionalizantes com a geração de mais de 1,5 mil vagas para os cursos de gastronomia, artesanato, embelezamento, agricultura, administração e comércio. O público alvo são os jovens.

Atualmente o Capacita Coari é o maior projeto de formação profissional do interior do Amazonas. Os cursos e oficinas são gratuitos e todos eles certificados pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social ou pelas instituições parceiras, como o CETAM, SENAI, SENAC, UEA, dentre outros.
Bolsa Estágio

Um outro programa municipal está sendo executado no município também voltado para a juventude: o programa Bolsa Estágio, um programa social com ênfase no primeiro emprego. Com oportunidade e qualificação, sem dúvidas nenhuma, nossos jovens terão um futuro brilhante. O programa Bolsa Estágio é a porta de entrada para o mercado de trabalho e saber que estamos marcando o início de sua vida profissional de forma positiva é muito gratificante.