Sarampo: campanha de vacinação inicia no Amazonas

Em Destaque
Por -
0


Especialista explica sintomas e importância da vacina para salvar vidas
A campanha de vacinação para prevenção do sarampo está em vigor em todo o país.  Ao seguir o cronograma do Ministério da Saúde (MS), o Amazonas iniciou nesta segunda-feira (7), a intensificação da vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) para crianças de seis meses a menores de cinco anos. Segundo o MS, a vacinação é preventiva e deve alcançar 1,4 milhão de crianças, que não receberam a dose extra, chamada de dose zero, além das previstas no Calendário Nacional de Vacinação, aos 12 e 15 meses.
De acordo com a pediatra do Hapvida Saúde, Helem Cristina Silva, o sarampo é uma doença infecciosa grave que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre por meio de gotículas de saliva, espirro ou contato próximo com quem esteja acometido.
"É importante tomar a vacina porque era uma doença que já estava erradicada do Brasil, mas como retornou com grande número de crianças acometidas e óbitos, é importante que a população seja esclarecida e fique consciente sobre as características dessa doença. É o que temos de mais seguro para proteger as crianças de uma doença", garante a médica.
Público-alvo
Além dessa dose que está sendo aplicada atualmente, os pais e responsáveis devem levar os filhos para tomar a vacina tríplice viral (D1) aos 12 meses de idade (1ª dose); e aos 15 meses (2ª dose) para tomar a vacina tetra viral (sarampo, rubéola, caxumba, catapora) ou a tríplice viral, respeitando-se o intervalo de 30 dias entre as doses.
Segundo informações do Ministério da Saúde, a pasta responsável enviará 1,6 milhão de doses a mais para os estados. O objetivo é intensificar a vacinação desse público-alvo, que é mais suscetível a casos graves e óbitos. A medida é uma resposta imediata do ministério devido ao aumento de casos da doença.
Sintomas
De acordo com Helem Cristina, o sarampo se manifesta por meio de febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, coriza ou nariz entupido, semelhante aos sintomas gripais. "O paciente sente um mal-estar intenso e evolui com manchas vermelhas pelo corpo, principalmente no rosto e atrás das orelhas. Se após o aparecimento das manchas a febre persistir, isso pode ser um alerta de elevado nível de gravidade da doença", esclarece a pediatra.
Índices
De acordo com o ministério, o país registrou nos últimos 90 dias, entre 19 de maio a 10 de agosto deste ano, 1.680 casos confirmados de sarampo, em 11 estados: São Paulo (1.662), Rio de Janeiro (6), Pernambuco (4), Bahia (1), Paraná (1), Goiás (1), Maranhão (1), Rio Grande do Norte (1), Espírito Santo (1), Sergipe (1) e Piauí (1). O coeficiente de incidência da doença foi de 0,80 por 100.000 habitantes.
Além de vacinar as crianças na faixa etária prioritária, o ministério, por meio da Secretaria de Vigilância em Saúde, também orienta estados e municípios a realizarem o bloqueio vacinal. Ou seja, em situação de surto ativo do sarampo, quando identificado um caso da doença em alguma localidade, é preciso vacinar todas as pessoas que tiveram ou têm contato com aquele caso suspeito em até 72 horas.
"Dia D" – acontecerá no dia 19 de outubro, quando as unidades de saúde irão abrir para atender toda a população que precisa atualizar a caderneta das crianças. Conforme o Ministério da Saúde, a segunda fase da intensificação da vacina está prevista para iniciar no dia 18 de novembro e será direcionada para adultos na faixa etária de 20 a 29 anos que não estão com a caderneta de vacinação em dia. A vacina, para os adultos, será a dupla viral, ou seja, contra o sarampo e a rubéola.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)