Meningite pode levar à morte e requer cuidados básicos, diz especialista

Considerada uma doença preocupante, que requer cuidados por poder ser fatal, a meningite se trata de uma inflamação das meninges, que são as membranas que envolvem o sistema nervoso central no cérebro. Sendo causadas por bactérias, fungos ou vírus. O sintoma que mais chama a atenção para o problema é a rigidez na nuca.

De acordo com o infectologista do Sistema de Saúde Hapvida, Fernando Chagas, a doença do tipo bacteriana é motivo de muita preocupação pelos especialistas. "Os seus sintomas incluem febre alta, dor de cabeça e a famosa rigidez do pescoço ou da nuca. Também é normal o paciente ter mal-estar, náusea, vômito, fotofobia (aumento da sensibilidade à luz) e confusão mental. Conforme o quadro se desenvolve, acrescenta-se à lista convulsão, delírio, tremor e coma", diz.

Segundo o especialista, a doença pode levar à morte, principalmente quando atrelada a doenças respiratórias que não são bem tratadas. "Temos que ter muito cuidado com o tratamento de infecções de garganta e de ouvido, por exemplo. Essas infecções mal curadas podem levar a algo mais sério", completa.

A meningite causada pela bactéria Neisseria Meningitidis (menigococo) é transmitida pela via respiratória e pode levar a morte em pouco tempo pelo seu avanço rápido no corpo humano. Quando apresentar algum sintoma da doença é importante iniciar o tratamento imediatamente. Depois é que se investiga o tipo da meningite, lembrado que em alguns casos o paciente pode ficar sem enxergar, sem ouvir e até perder membros do corpo dependendo do avanço da enfermidade.

"Uma medida que reduz bastante a transmissão da meningite é a higienização das mãos e também evitar grandes aglomerados de pessoas. Tendo contato com alguém que esteja com alguma doença respiratória é importante sempre lavar as mãos e usar máscaras. Também existem vacinas para algumas formas da doença", diz.

O diagnóstico das meningites é feito por meio de exames de sangue e líquido cerebroespinhal. Nas bacterianas o tratamento é feito com antibióticos, associados ou não a corticóides e a internação sempre é necessária. Nas virais, geralmente o tratamento é com antivirais e corticóides e nas fúngicas com antifúngicos.

Comoção nacional

Recentemente, um exemplo que causou grande comoção nacional foi a morte de um dos netos do ex-presidente Lula, de 7 anos, que foi vítima de meningite. Segundo o infectologista, a meningite meningocócica, que atingiu a criança, é transmitida pela via respiratória e pode levar a morte em pouco tempo pelo seu avanço rápido no corpo humano. "Conforme o quadro se desenvolve, acrescenta-se à lista dos sintomas citados a convulsão, delírio, tremor e coma. Ao ter contato íntimo com pessoas que tenham tido esse tipo de meningite é válido procurar assistência médica para fazer o uso de medicamentos que matam a bactéria", completa.
Para finalizar, o especialista explica que o diagnóstico das meningites é feito por meio de uma punção em que se faz retirada do líquido presente entre as meninges. Essa punção, cerebroespinhal é feita diretamente na coluna.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato