‘Enfermeira Navegadora’ agilizará atendimentos na FCecon

Para agilizar o atendimento e classificar a ordem de prioridades dos pacientes e, assim, diminuir o número de filas, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde (Susam), implantou o projeto "Enfermeira Navegadora", que está funcionando desde o dia 1º de março. O serviço de Mastologia foi o primeiro a receber o projeto piloto do programa que será implantado em todos os serviços do hospital, referência na região Norte no tratamento de neoplasias.
 
Conforme o diretor-presidente da FCecon, mastologista Gerson Mourão, a "Enfermeira Navegadora" atuará mais próxima dos pacientes para facilitar o acesso deles aos serviços dentro da unidade. "O paciente utiliza diferentes estruturas e níveis de complexidade na Fundação com as quais nem sempre está familiarizado. Queremos que eles tenham acesso aos tratamentos terapêuticos de forma mais rápida e humanizada, otimizando os recursos disponibilizados pela instituição", explicou.  
 
De acordo com Mourão, a "Enfermeira Navegadora" trabalhará para que as prescrições de tratamento com os setores de Quimioterapia, Radioterapia, Patologia, Oncologia Clínica e Farmácia não sejam interrompidas. Ele frisou que ações como essa são importantes para garantir a recuperação e cura do paciente. 
 
A enfermeira que está responsável pelo projeto, Elis Fernanda Guimarães de Souza, disse que a primeira semana foi para conhecer a rotina do serviço de Mastologia, mas, devido à demanda do hospital, os atendimentos iniciais foram dados. "Orientamos e verificamos se os exames foram realizados, oferecemos orientações gerais após a consulta médica, e mediamos os serviços prestados, caso haja algum imprevisto em casos tidos como urgentes", pontuou.  
 
Fernanda Souza ressaltou que o projeto vai melhorar a comunicação entre pacientes e equipes de saúde, para facilitar o entendimento das informações técnicas repassadas e garantir a qualidade do atendimento prestado aos pacientes, familiares e cuidadores durante todo o período estabelecido no plano terapêutico.
 
  
Fotos: Divulgação/FCecon
Legenda: Fernanda Souza, enfermeira responsável pelo projeto
 

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato