A DIFICULDADE DE LEVAR INTERNET DE ALTA QUALIDADE PELO AMAZONAS ESTÁ SENDO VENCIDA





O empresário da área de  Internet, Elino Junior, proprietário da Future Digital sediada no município de Coari no Amazonas está envolvido em um projeto que tem por principal objetivo a inclusão digital nos municípios, comunidades e áreas remotas do Amazonas.

O Projeto Amazon BACKHAUL prevê a implantação de uma rede que possibilite acesso a internet nessas áreas, levando desenvolvimento ao local, acesso rápido a conteúdos digitais, informação, educação e serviços online.

O projeto já está sendo executado rumo ao Alto Solimões avançando com bastante sucesso, através de uma rede de alta qualidade de rádio digital ligando Coari a Tefé.

Ao todo são quatro enlaces de rádio, sendo o primeiro enlace de Coari à Comunidade Fazendinha, o segundo enlace da Comunidade Fazendinha até a comunidade Santa Luzia, o terceiro enlace da Comunidade Santa Luzia até a comunidade Caiambé e o quarto enlace do Caiambé até Tefé.




As torres de retransmissão são instaladas nas comunidades e contam com a eletricidade através do sistema de energia solar, o sinal de Internet é transmitido por rádio enlace através do sistema Siae Alpho Plus 2 com capacidade de 1giga. Essa rede irá conectar a cidade de Tefé no Amazonas com internet de alta velocidade.

Longe de ser apenas um projeto, a Internet chega às comunidades mais distantes como uma realidade. A terceira etapa do projeto foi concluída com sucesso no dia 14 de março de 2019, com a instalação da torre na comunidade do Caiambé. A comunidade tem cerca de 4 mil HABITANTES e no local não funciona telefone celular e a internet via satelite é precária.

Quando os comunitários precisam pagar uma conta têm que percorrer 45km de barco, lancha ou até mesmo em canoa até  a cidade de Tefé, "com a chegada da rede do Projeto AMAZON BACKHAUL os habitantes da referida comunidade poderão usufruir de uma internet de alta velocidade, o projeto também vai beneficiar escolas e unidades de saúde" - informou Elino Miranda.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato