Interior do AM vai contar com novos médicos, anuncia Eduardo no Senado

Em Destaque
Por -
0


O senador Eduardo Braga (MDB/AM) anunciou, no plenário da Casa, nesta terça-feira (26/02), que o Ministério da Saúde deve enviar, nos próximos dias, médicos a municípios amazonenses que estão sem nenhum profissional de saúde desde novembro do ano passado, quando saíram os cubanos do programa federal "Mais Médicos".

 "Eles estão alocados e em fase de aclimatação e adaptação. São profissionais brasileiros que se formaram em países vizinhos, como Bolívia, Peru, Colômbia e Cuba", disse. "O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, deve nos enviar a relação dos nomes desses médicos e as localidades onde eles atenderão", completou.

A notícia, ressaltou Eduardo, tranquiliza a população amazonense, que, neste momento, enfrenta um surto do vírus H1N1, a Influenza A. Segundo dados dos órgãos de saúde do estado, já houve o registro de 149 casos na capital e no interior, com nove mortes confirmadas.

O senador amazonense reforçou a mobilização dos parlamentares do estado que reivindicam do Ministério da Saúde a importação de um milhão de doses de vacinas contra a enfermidade. "Espero que a pasta possa nos atender. "

Sem assistência – De acordo com informações do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Amazonas (Consems-AM), 23 municípios do Amazonas estão sem nenhum médico, comprometendo a assistência a 600 mil pessoas.
Para as 322 vagas abertas a médicos que devem atender no interior do estado, 318 profissionais se inscreveram. No entanto, somente 108 se apresentaram e, atualmente, 104 já trabalham.


Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)