Psicóloga analisa até onde é possível ir com o parceiro sem perder o equilíbrio da relação

Psicóloga analisa até onde é possível ir com o parceiro sem perder o equilíbrio da relação

Dizem que vale tudo no amor e no sexo, e o universo da imaginação enche as lojas de sex shop mundo afora. Foi nesse tom que o filme e best-seller 50 Tons de Cinza, da autora inglesa Erika Leonard James, publicado em 2011, arrebatou milhares de fãs em todo o mundo. O enredo aborda a relação entre a estudante Anastasia Steele com o empresário Christian Grey, e tem um tom sadomasoquista. A psicóloga do Hapvida, Lívia Vieira fala sobre os limites de comportamento numa relação.

 "Os comportamentos só se tornam anormais ou patológicos, a partir do momento que causam sofrimento, dor psíquica, influindo na qualidade de vida das pessoas e em suas necessidades biofisiológicas, como, por exemplo, causando insônia ou inanição", explica. 
De qualquer forma, segundo a especialista, é preciso ter atenção ao começar um relacionamento, preocupando-se com limites e respeito ao espaço do outro.

Porém, as restrições variam de acordo com o casal e os desejos de cada um. "Ninguém é dono ou propriedade de ninguém, não vale tudo no relacionamento, mas não podemos condenar aqueles que precisam se sentir dominados e que se saciam disso", afirma.
Esse comportamento de dominação na história do filme também é refletido no relacionamento sexual dos personagens, que tem como base o sadomasoquismo, cujo prazer está ligado às questões de poder e domínio.

De acordo com Lívia Vieira, o sadomasoquismo possui implicações mais amplas do que o prazer sexual. Ela ressalta que o sadomasoquismo só pode ser avaliado como doença quando estiver impondo conflito, sofrimento, dor psíquica ou infelicidade. Ou seja, quando o parceiro não está aceitando esse tipo de relação, é que se constitui o conflito e, por consequência, algum problema que precisa ser avaliado.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato