Vitaminas, expectorantes, anti-inflamatórios ou antitérmicos: entenda diferenças e vantagens do arsenal de inverno


 
Saiba quais são mais adequados de acordo com necessidades do organismo
 
O inverno chega e, junto com ele, tosses, espirros, dor na garganta e uma série de problemas relacionados ao clima mais frio. Muitos aproveitam o momento para se prevenir. Há muitos medicamentos disponíveis para sintomas semelhantes, porém, qual é mais adequado para cada situação?
 
SUPLEMENTAÇÃO

Diversas vitaminas e minerais são essenciais para bom funcionamento das defesas do corpo humano. Dentre os nutrientes mais importantes, estão as vitaminas A, B, C, E e os minerais zinco, ferro e selênio. "Uma baixa ingestão desses compostos pode deixar o organismo mais suscetível a infecções oportunistas, como as gripes e outras viroses em geral, recorrentes nas estações mais frias e quando as pessoas tendem a permanecer por mais tempo em ambientes fechados", explica o farmacêutico clínico Olavo Rodrigues, mestre em Biotecnologia e superintendente de Assuntos Regulatórios da Natulab, laboratório especializado em medicamentos fitoterápicos. Outro composto importante é a vitamina D, produzida pelo próprio corpo durante a exposição ao sol. No inverno, porém, além de haver menos dias ensolarados, a tendência é usar roupas que cobrem mais a pele, o que prejudica a absorção.

Uma alimentação saudável é fundamental. Porém, é possível manter os níveis desses nutrientes por meio de suplementos vitamínicos e minerais – muitos deles com todas as opções necessárias em um único comprimido. "A suplementação adequada, a correta ingestão de líquidos, a busca por ambientes frescos e ventilados e uma boa higienização das mãos e alimentos podem prevenir significativamente as infecções, sobretudo as do trato respiratório, que são mais comuns nesse período", esclarece Rodrigues.
 
TOSSE

Agora, se o maior problema for a tosse com catarro, o ideal é um medicamento que tenha ação expectorante e broncodilatadora. É o caso dos xaropes à base de guaco (Mikania glomerata). A planta provoca o relaxamento da musculatura dos brônquios e facilita a eliminação da secreção na tosse. O efeito relaxante dos músculos também facilita a passagem do ar, minimizando a tosse em processos alérgicos em geral, com ou sem catarro.
Uma alternativa é optar por remédios feitos com a hera (Hedera helix). Além da atividade broncodilatadora e expectorante, eles têm efeito mucolítico – ou seja: reduzem a viscosidade da secreção, facilitando sua eliminação. Isso ocorre porque aumentam a varredura dos cílios do epitélio dos brônquios e, consequentemente, a remoção de impurezas das vias respiratórios.
 
NARIZ

Ninguém merece passar o dia com o nariz entupido. Muitos apelam para gotinhas ou sprays. Rodrigues, porém, alerta para possíveis efeitos colaterais. "Substâncias presentes nos descongestionantes nasais, como a nafazolina, podem gerar alterações cardíacas, modificar o tecido da cavidade nasal com uso prolongado e até criar dependência, que é denominada de rinite medicamentosa", esclarece. Mas o problema tem solução: segundo o farmacêutico, o mais indicado é usar um spray contendo apenas cloreto de sódio na concentração de 0,9% para higienizar o nariz, hidratá-lo e remover excesso de secreção e sujidades. Uma opção é usar a solução hipertônica de cloreto sódio (concentração de 3%), que faz o tecido do nariz liberar água a contribui na dissolução e remoção de secreção, além diminuir o inchaço da região, o que facilita a respiração.

E não é só quando o nariz está entupido que a higienização deve ser feita. Ela deve ser feita constantemente, sobretudo no inverno e no tempo seco. "A higienização deve idealmente ser feita três vezes por dia e tem como objetivo remover partículas de poeira, poluição e excesso de muco, a fim de evitar processos inflamatórios, sejam eles alérgicos ou infecciosos. Quanto mais limpo e hidratado estiver o nariz, melhor será qualidade do ar que chega aos pulmões", explica Rodrigues.
 
FEBRE E DORES

Quando o corpo detecta um processo inflamatório, logo surge a febre. Agentes infecciosos, como vírus, bactérias, fungos e toxinas, podem ativar uma cadeia de reações que alteram a temperatura do corpo, que normalmente deve estar entre 36,5°C e 37,2°C.

Para esse sintoma, duas substâncias estão entre as mais consumidas: paracetamol e dipirona. Ambas fazem parte da classe dos anti-inflamatórios não-esteroidais – ou seja, que não são corticoides. "Essa classe de substâncias tem como ação fundamental interromper a cascata de reações do processo inflamatório e, por assim dizer, suspender os sinais da inflamação que normalmente são febre e dor", aponta Rodrigues. Mas, afinal, qual é a diferença entre os dois? "Tanto o paracetamol como a dipirona são importantes no tratamento de gripes e resfriados por possuírem uma boa ação antitérmica e poder analgésico para dores de cabeça e no corpo. Enquanto a dipirona tem uma ação analgésica maior, o paracetamol é considerado mais seguro para um grupo etário maior, incluindo crianças.
 
PRONTO-SOCORRO

Infecções respiratórias, dores e febre são os sintomas que mais contam com opções de remédios sem necessidade de prescrição. Mas é preciso saber quando é hora de procurar um médico. A maioria dos casos de febre se desfaz num curto período, sem sequelas para o organismo. No entanto, alguns casos podem ser mais graves.
Assim, é importante considerar, segundo Rodrigues, quatro situações: em primeiro lugar, a idade do paciente, sobretudo nos três primeiros meses de vida; caso a temperatura chegue a 39,4°C, acompanhada de tremores, é possível que haja uma infecção bacteriana grave; se, além da febre, o paciente se mostrar abatido, apático e alternar irritabilidade com sonolência, algo pode ir mal; por fim, se o quadro ultrapassar três dias, é hora de procurar um médico imediatamente.
 

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato