Braga reforça pressão sobre Governo Federal para esclarecer a série de falhas na recuperação da BR-319

Em Destaque
Por -
0


Em sessão extraordinária da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), na manhã desta quarta-feira (11/07), o senador Eduardo Braga (MDB/AM) voltou a cobrar esclarecimentos e providências para a sequência de desinformação e erros cometida nos empreendimentos federais realizados na Região Norte, especialmente no Amazonas.
Diante de indicados da Presidência da República a cargos de direção em órgãos, como o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o parlamentar citou o atraso de mais de 10 anos nas obras de recuperação da BR-319, que liga as capitais Manaus (AM) e Porto Velho (RO), além das informações divergentes que envolvem o asfaltamento do trecho Lábrea – Humaitá, no Amazonas, na BR-230, a Transamazônica.

"O que me deixa indignado é que, depois de oito anos de mandato, eu tomei conhecimento, por meio de um documento oficial, que a BR-319 estava sem estudo de impacto ambiental desde 2009", disse o parlamentar, que preside o colegiado. "Em todos esses anos, sempre questionamos ministros, diretores do Dnit e de órgãos envolvidos. A resposta era "estamos apresentando estudos complementares para alcançarmos o licenciamento". Isso é inaceitável e inadmissível", acrescentou.

Ontem, a CI aprovou requerimentos – propostos por Braga e os senadores Acir Gurgacz (PDT/RO) e Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM) – que convocam ministros a esclarecerem a real situação da rodovia e das demais obras atrasadas. As matérias exigem a presença de Edson Duarte (Meio Ambiente), Torquato Jardim (Justiça) e Valter Casimiro (Transportes) no colegiado. A data ainda será definida. "Não é regra de o Senado convocar ministro. Mas diante do tamanho da indignação desta comissão, a CI, por falta de explicações e informações honestas, nãos nos restou outra alternativa", declarou o senador.

Em resposta às manifestações do parlamentar amazonense, José Tiago da Silva – indicado a diretor-geral do Dnit, garantiu que, caso realmente assuma o cargo, adotará as devidas providências para acelerar a concessão dos licenciamentos necessários para obras na BR- 319. "Ela é importante para o Brasil", disse.

Foto: Vagner Carvalho
 




Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)