Braga defende debate responsável sobre privatização das distribuidoras de energia

Em Destaque
Por -
0


O senador Eduardo Braga (MDB/AM) adiantou, ontem (11/07), ser contrário a qualquer tentativa de atropelos no rito legislativo para aprovação, a toque de caixa, do projeto que viabiliza a venda de seis concessionárias controladas pela Eletrobras. Entre elas, a que distribui energia elétrica ao Amazonas.

A votação do PL (Projeto de Lei) 10332/18 foi concluída, na noite de terça-feira (10/07), pela Câmara dos Deputados, e depende, agora, da apreciação dos senadores. Na Casa, a matéria tramitará como PLC (Projeto de Lei da Câmara) 77/2018. "Não é possível deliberar sobre a venda de patrimônio público, em regime de urgência, no plenário, a 80 dias das eleições gerais. Eu já disse isso ao presidente do Senado, Eunício Oliveira", afirmou o parlamentar durante reunião extraordinária da Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI), na qual foram sabatinadas três indicações da Presidência da República a cargos de direção na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Braga chamou atenção, ainda, para a complexidade do tema abordado pela matéria.  "Essa questão não é homogênea e linear. Aquilo que vale para Cepisa (Companhia Energética do Piauí) não obrigatoriamente vale para a Ceron (Centrais Elétricas de Rondônia), a Boa Vista Energia e a Amazonas Energia. Temos que equacionar as questões e resolver os problemas econômicos e regulatórios em que elas estão mergulhadas", destacou.

No caso da empresa responsável por distribuir energia ao Amazonas, detalhou o senador, uma divergência regulatória gerou a ela um débito com a Petrobras superior a R$ 15 bilhões. "Isso não foi negociado até hoje e causa um problema gravíssimo de fluxo de caixa numa empresa que tem que abastecer o maior estado em área territorial do país. Existem nele 4,5 milhões de brasileiros", disse ele, que criticou a privatização da concessionária da forma como ela está. "Ela não obedece ao mandato regulatório para ser privatizada. Mas, no entanto, o edital já está na rua", protestou. 

Foto: Vagner Carvalho
 







Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)