Políticas tributária e fiscal brasileiras penalizam os mais pobres e aprofundam desigualdades regionais, afirma Eduardo Braga no Senado

Em Destaque
Por -
0

O senador Eduardo Braga (MDB/AM) criticou, nesta terça-feira (12/06), a série de distorções existentes nas políticas tributária e fiscal brasileiras que tanto penalizam a população mais pobre e aprofundam as desigualdades sociais e regionais.

"Antes de tratarmos de reforma tributária, precisamos responder a pergunta 'Que Brasil queremos?' Será o país que gasta R$ 60 mil por ano para manter um preso de forma improdutiva na academia do crime e não se dignifica a gastar mais de R$ 3 mil por ano para formar um aluno ?", questionou o senador.

Ele participou de audiência pública, realizada no âmbito da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que debateu a proposta de uma reforma tributária solidária elaborada por auditores fiscais. Esteve na reunião o secretário da Receita Federal do Brasil, Jorge Rachid, entre outros especialistas.

A eles, Eduardo Braga perguntou, ainda, como é possível turbinar o mercado consumidor brasileiro se a base da pirâmide social tem quase metade de seus ganhos devorada por tributos. O parlamentar se baseou em dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), que revelam o peso da carga tributária sobre as famílias mais pobres.

Aquelas que ganham até dois salários mínimos por mês têm 48,9% da renda comprometida. Na direção contrária, estão as com renda superior a 30 salários mínimos por mês. Somente 26,3% desse montante vai para impostos e tributos.

"Não tributamos renda, tributamos salários. Não tributamos fortunas, mas tributamos a produção. Produzir no Brasil é um castigo. Não se tributa os ganhos de capital próprio e os ganhos obtidos no mercado especulativo", afirmou.

Abismo – Essa desigualdade, salientou o senador, repete-se, inclusive, na política de incentivo fiscal e tributária adotada pelo Governo Federal. "Quando se decide de onde tirar um subsídio, escolhe-se os mais pobres, das regiões menos desenvolvidas. Não se onera as classes A e B, as mais ricas", afirmou Eduardo Braga, numa referência ao decreto presidencial que reduziu de 20% para 4% a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) sobre os concentrados de bebidas não alcoólicas.

Injustiça – Eduardo Braga reiterou a necessidade de uma reforma da Previdência em que os que privilégios sejam realmente combatidos. "Não é justo que os mais pobres e humildes tenham que pagar os privilégios de poucos que ganham muito e contribuem pouco. Eles é que são responsáveis, na sua grande maioria, pelo déficit da Previdência", disse.

Foto: Vagner Carvalho
 

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)