Instituto de Saúde e Biotecnologia recebe visita técnica do Ctic

Servidora Tereza Coelho testa a nova telefonia

Por Ismael dos Santos
Equipe Ascom

Diversas ações voltadas para melhorias na infraestrutura lógica e física da rede interna do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) da Ufam, em Coari, foram realizadas no período de 21 a 25 de maio pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (Ctic). O objetivo da visita é integrar os campi da Ufam aos serviços de TIC disponíveis na sede.

“Nessa visita envolvemos as Coordenações de Infraestrutura e de Comunicação do Ctic. O propósito principal é permitir a melhoria do acesso às unidades do interior aos serviços de TIC da Ufam sede (sistemas de informação, telefonia VoIP, videoconferência, monitoramento e gerência de redes lógica e física, entre outros), passando pela reestruturação de sua infraestrutura de rede a partir da expansão dos links de internet destes locais, atendendo suas necessidades acadêmicas e administrativas”, explicou o diretor do Ctic, Carlos Magno.

Para uma melhor estabilidade na rede interna de computadores do instituto, por exemplo, foram feitas novas configurações no distribuidor (Switch), além da substituição e ajustes de outros equipamentos, com ações qualitativas e de recomendações.

As melhorias na rede do ISB contribuíram para a instalação de cinco novos equipamentos e dispositivos para telefonia via internet VoiP (Voice over Internet Protocol). Com isso a unidade acadêmica passa a ser a terceira a se comunicar de forma gratuita com outros campi da Ufam que já utilizam a nova tecnologia (Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia em Itacoatiara e Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente em Humaitá), apenas com a discagem do ramal.

“O Ctic instalou a telefonia via internet, por meio do VoIP, e isso nos tirou de um apagão via telefonia. Agora temos cinco linhas telefônicas que nos permite ligar para qualquer ramal da Ufam, seja na capital ou fora da sede, com uma qualidade excelente. Nosso próximo passo é habilitar esses telefones para fazer ligações externas via VoIP. Nossa relação com a Administração Superior tem sido a melhor possível nos atendimentos às demandas do instituto”, enfatizou o professor Josemar Gurgel, diretor do ISB.

Os novos telefones são: (92) 3305-1181 / Ramais: #2190 Diretoria, #2191 Gerência de Tecnologia da Informação, #2192 Coordenação Administrativa, #2193 Coordenação Acadêmica, #2194 Licitação. Já ligações externas para Ufam somente com o número completo (92) 3305-1181 e Ramal.

Outro destaque da visita foi na área de segurança com a melhoria no monitoramento das câmeras da unidade e instalação de Software de Videomonitoramento (Digifort).

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato