ALTO SOLIMÕES CLAMA POR VIABILIDADE DE PROJETOS E DEMANDAS

Em Destaque
Por -
0

Tabatinga, Benjamin Constant e Atalaia do Norte, na mesorregião do Alto Solimões, foram o foco das visitas do deputado estadual Sidney Leite (PSD), que seguiram dos últimos dias 15 a 18 de maio, diante de demandas extremas na questão de infraestrutura, saúde, segurança e saneamento básico nos referidos municípios. Não é por acaso que o parlamentar se comprometeu, inclusive, em viabilizar projetos de fomentos e até recursos.
Reunindo-se com as mais diversas lideranças, Leite ouviu de vereadores a professores, de radialistas a representantes dos sindicatos e o povo que convive com a realidade local.

O deputado firmou então parceria com o Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), no Município de Tabatinga (a 1.111 km de Manaus). Junto ao coordenador do DSEI, Weydson Pereira, ele vai contribuir com projetos de fomento à agricultura, piscicultura, sustentabilidade e, principalmente, a questão do saneamento básico, que é um dos maiores problemas enfrentado pelos indígenas. Hoje, o DSEI atende sete etnias, com 68.430 indígenas, que moram em 235 aldeias ao longo do Alto Solimões.

Também em Tabatinga, o deputado Sidney Leite anunciou a viabilização de R$ 500mil para a construção de centro poliesportivo para toda a família no município, uma demanda antiga.
Já no Município de Benjamin Constant (a 1.119 km de Manaus), o parlamentar foi abordado pelo morador daquele município, o antropólogo Walter Júnior, que externou a angústia da situação por qual passa Benjamin. "Hoje, Benjamin Constant está abandonado. Precisamos saber quais os projetos que o deputado tem para a nossa cidade e de que forma ele pode nos ajudar. A situação está lamentável", declarou.

Foi também o caso do produtor rural e membro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tabatinga, Luiz Antônio de Azevedo, que destacou o problema com a falta de energia elétrica que é interrompida nas comunidades e causa prejuízos aos produtores.
Para isso, o deputado Sidney Leite revelou que Tabatinga será contemplada com uma nova usina de energia, com capacidade superior a atual e modelo terceirizado. Destacou, ainda, sobre a necessidade de viabilizar uma atividade econômica rentável para a população. "O Brasil é um exemplo de produção e produtividade. Nos últimos 40 anos, os Estados Unidos duplicou a produtividade dele com tecnologia no campo. O Brasil quadriplicou, nós somos um exemplo de produção no campo, na produção de gado, na avicultura. O Amazonas é o 5º maior produtor de ovos do País", enfatizou.
 
SAÚDE E EDUCAÇÃO

Por ocasião da grande demanda no setor de saúde, como o próprio parlamentar averiguou visitando o Hospital de Guarnição do Exército de Tabatinga, que se encontra sobrecarregado, onde 92% dos atendimentos são feitos aos estrangeiros e brasileiros e muitas obras do hospital estão paralisadas por falta de recursos, o deputado estadual Sidney Leite alertou que não se pode mais trabalhar o modelo de saúde ou mesmo segurança, que se trabalha hoje. "Vamos pressionar o Governo Federal no sentido de rediscutir o papel das forças armadas, com relação às fronteiras. Temos que ter uma política nacional de fronteiras. O Amazonas, infelizmente, virou uma rota de tráfico internacional de drogas, que se torna um desafio porque 80% da violência do Estado do Amazonas tem como base a droga", frisou.

Como presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas, o parlamentar realizou também visita à Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em Tabatinga, e conversou com os acadêmicos, no sentido de esclarecer a importância do papel político, necessidade de ampliar e melhorar a Universidade. "Temos que ter esse debate permanente, a negação do processo político é dizer o seguinte: Uma meia dúzia vai tomar conta do meu futuro e isso não pode acontecer, este é o local apropriado, para que possa fazer a discussão, propor soluções e está presente nesse processo", disse.

Em Atalaia do Norte (a 1136km de Manaus), o deputado foi recepcionado pelo vice-prefeito do município, Deisimar Freitas, que também aproveitou a oportunidade para expor assuntos referentes à cidade e demandas local.



--



Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)