APROVADO PELO GOVERNO FEDERAL PROJETO PARA CONSTRUÇÃO DE GRANDE PORTO EM COARI

PROJETO DE CAIS DE GRANDE CALADO IDEALIZADO POR ADAIL PINHEIRO É APROVADO 5 ANOS DEPOIS POR MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES NA GESTÃO DE ADAIL FILHO




Em um sábado, dia 26 de outubro de 2013, o prefeito de Coari à época, Adail Pinheiro, informou em primeira mão o local onde seria construído um grande porto de grande calado para o município. Acompanhado de todos os secretários municipais, após 10 minutos de viagem, Adail chegou às Barreiras, local assim denominado pelos grandes barrancos de terras vermelhas, que se revelam mais imponentes no período das vazantes.

Na tarde de uma segunda-feira, 04 de novembro de 2013, chegaram ao município de Coari técnicos de uma empresa responsável para elaborar o Projeto Básico que antecedia a licitação para construção da obra da referida obra. De lá para cá, muitos fatos políticos tumultuaram o cenário político de Coari e muitos projetos pararam no tempo. Passaram 5 anos e agora, no ano de 2018, o projeto do Porto de grande calado volta à pauta novamente sob a gestão do prefeito Adail Filho.

A quarta-feira (18),desta semana, foi promissora para o município de Coari. Um projeto ousado e inovador que vai modernizar o sistema portuário do município foi aprovado pelo Ministério dos Transportes. O futuro complexo portuário será capaz de receber embarcações grande porte nas barreiras no Rio Solimões.

Com um orçamento de R$ 25 milhões e de execução pelo Governo Federal, o projeto prevê a construção de um cais de grande calado com estrutura construída em profundidade suficiente para receber navios maiores e consequentemente com maior carga. Ao todo serão construídas cinco pontes metálicas (totalizando 120 metros de comprimento) que vão dar acesso ao cais flutuante. Serão construídas também duas passarelas laterais para pedestres. Um terminal para embarque e desembarque de passageiros com estacionamento amplo para veículos leves e pesados e um amplo armazém para cargas completam a obra.

"Um porto nesses moldes é estratégico, pois tornará Coari ainda mais competitiva e atrairá novos investimentos que beneficiarão toda a região, gerando novos postos de emprego e geração de renda", destacou o prefeito Adail Filho após o anúncio. "Nós criamos um projeto viável para beneficiar nossa população e trabalhamos para que ele fosse aprovado. Tenho de agradecer nossos deputados federais pelo apoio, principalmente ao deputado Alfredo Nascimento, um dos maiores defensores do nosso porto", finalizou

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato