Consórcio formado por empresas do grupo Siemens assina contrato para construção de usina termelétrica a gás em Coari, no Amazonas



A Siemens, uma das líderes no fornecimento de soluções eficientes de geração e de transmissão de energia, é a primeira empresa do Brasil a fornecer energia a gás natural às localidades do interior do Amazonas.

Consórcio formado por Guascor do Brasil Ltda. e a Dresser-Rand do Brasil Ltda., empresas do grupo Siemens, assina contrato para construção de usina termelétrica a gás em Coari, no Amazonas. O contrato no valor de R$470.779.910,00, assinado com Eletrobrás Distribuição Amazonas, prevê o fornecimento de 23.4 MW por 12 anos e beneficiará mais de 80 mil habitantes, gerando, inclusive, empregos, desenvolvimento da economia local, além de melhorar a qualidade de vida da população.


A nova usina utilizará o melhor da tecnologia Siemens produzida no Brasil e no mundo e contará também com soluções integradas nas áreas de Eletrificação, Automação e Digitalização (na qual a companhia é uma das líderes), com baixo custo e maior eficiência.

O consórcio é um Produtor Independente de Energia – PIE, e venceu o processo licitatório realizado por meio do leilão nº 02/2016, promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), 2ª etapa (Grupo A/Lote 1).


"Este foi um desejo nosso que tivemos desde 2010, quando começamos a estudar a possibilidade de contratação de Produtores Independentes, por meio de Leilões Públicos, para o fornecimento de energia aos municípios do Amazonas. Por meio deste consórcio a Siemens é a primeira empresa do Brasil a fornecer energia a gás natural às localidades do interior do Amazonas, com baixo custo e maior eficiência", afirma Tarcísio Estefano Rosa, Diretor-Presidente da Eletrobras Distribuição Amazonas.


O executivo ainda ressalta os benefícios para a distribuidora: "podemos focar nossa atuação integralmente na distribuição de energia, que é o nosso core business, contando com parceiros confiáveis para a geração", ressalta. A cidade de Coari fica a cerca de 600 km de Manaus.


A nova usina termelétrica utilizará o melhor da tecnologia Siemens produzida no Brasil e no mundo. Os equipamentos Siemens da planta são oriundos de diversas partes do mundo, como turbinas a gás fabricadas na Inglaterra, turbina a vapor produzida em nossa fábrica no Brasil (Jundiaí) e a integração (skids) em Houston (EUA). "Este projeto é um marco para a Siemens e para o Brasil, por ser a primeira usina termelétrica em região isolada da malha elétrica nacional a utilizar uma avançada configuração de turbinas a gás e a vapor em ciclo fechado, com o estado da arte da tecnologia Siemens, compreendendo soluções de eletrificação, automação e digitalização", ressalta Yuri Sanches, Diretor Geral da Guascor do Brasil, empresa do grupo Siemens.


O consórcio venceu o leilão com uma solução muito mais competitiva do que os tradicionais motores estacionários. "Contar com todas as soluções da Siemens e a comprovada experiência da Guascor na gestão e operação de Usinas elétricas nas regiões isoladas do país foi fundamental para nossa vitória neste desafiador projeto", afirma Sanches.


De acordo com Igor Di Piero, gerente do projeto pelo Consórcio, toda a população de Coari terá grandes benefícios com a implantação da usina, pois passará a contar com um serviço mais confiável, por meio de um sistema de alta eficiência: "quando se tem fornecimento de energia constante em uma cidade, há desenvolvimento em todas as frentes. Nosso plano assegura uma energia confiável e de qualidade, a um custo muito vantajoso para a Amazonas Energia" explica. Segundo Piero, a cidade está em crescimento e a nova usina contribuirá significativamente para o desenvolvimento da região.


A usina tem prazo de execução de 12 meses. As obras já foram iniciadas no dia útil seguinte à assinatura do contrato.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato