Em todos os municípios do Amazonas, há dificuldades para resolver problemas referentes à previdência social, pois são poucos os municípios que possuem agência física do INSS. Mesmo naqueles em que a agência funciona, as dificuldades atrapalham o acesso ao atendimento criando longas listas de espera, seja para dar entrada em pedido de aposentadoria, seja para conseguir qualquer outro benefício.



Para ajudar a resolver este problema, o Deputado Federal Silas Câmara, articulou junto ao governo federal a instalação de agências virtuais em diversos municípios do Amazonas. No último sábado (28/11) Silas esteve no município de Coari, acompanhando de representantes do INSS e da Associação dos Municípios do Amazonas, trazendo consigo o termo de cooperação técnica que foi assinado entre o representante de Coari e o representante do INSS para a efetiva instalação da agência virtual em Coari. A solenidade aconteceu na Prefeitura de Coari, que deve entrar com a contrapartida do espaço físico para a instalação de 03 computadores PCs, 03 notebooks e internet para que sejam acessados os bancos de dados do INSS e assim iniciar os atendimentos a quem necessita de qualquer auxilio referente à previdência social do governo federal.

Após a assinatura do documento que viabilizou a instalação da Agência Virtual do INSS em Coari, a vice-prefeita Mayara Pinheiro afirmou que “a agência virtual do INSS em Coari beneficiará muitas pessoas, principalmente os cidadãos que vêm da zona rural e muitas vezes bate com a cara na porta devido a imensa burocratização do processo de aposentadoria, não somente aqui, mas em todos os municípios do Amazonas. Como Coari será um munícipio que contará com essa agência virtual, nossos munícipes terão um grande ganho” – afirmou Mayara. A vice-prefeita agradeceu ao Deputado Federal Silas Câmara e lembrou que a prefeitura disponibilizou a casa do cidadão, que passará a funcionar em sede própria do município, com uma grande estrutura para retirada de documentos com CPF, Carteira de Identidade, outros serviços sociais e onde também irá funcionar a Agência Virtual do INSS. O Deputado Federal Silas Câmara ressaltou do ganho econômico para o município que a agencia virtual vai representar e elogiou a estrutura da Casa do Cidadão que já está pronta para a instalação e funcionamento.

Coari já possui uma agência física do INSS e a agência virtual os atendimentos serão ampliando. Outro ganho positivo é a possibilidade da equipe da agência virtual se deslocar para as comunidades rurais, realizarem os procedimentos necessários nas localidades e ao retornarem ao município, enviarem os dados para a conclusão do processo. Todos os atendimentos da agência física poderão ser realizados na agência virtual e os processos tem um trâmite mais rápido, através da rede mundial de computadores. Coari recebe algo novo, que começa a ser instalado agora e que em poucos meses estará funcionando para o benefício dos cidadãos.