Homem 'ressuscita' após ser declarado morto por equipe médica do SPA do Galileia

Silane SouzaManaus (AM)

Idoso teve protocolo de óbito aberto após parada cardiorrespiratória e uma hora de tentativa de reanimação, mas acordou após oração de familiares. 'Uma coisa que na medicina a gente não explica', disse o médico

Um milagre! Assim é considerado o que ocorreu com o gari Ronaldo Martins de Souza, 63, na última terça-feira (11). Na tarde daquele dia, ele chegou a ser declarado como morto, mas minutos depois "ressuscitou", deixando os médicos que o atenderam no Serviço de Pronto Atendimento (SPA) Galileia, na Zona Norte de Manaus, surpreendidos com o acontecido. O caso aconteceu após Ronaldo ter sofrido uma parada cardiorrespiratória.  

O médico emergencista Rodrigo Custódio relatou que o gari deu entrada à unidade de saúde às 14h59, praticamente em óbito. "Chegou com o coração parado, sem sinais vitais e pupilas dilatadas. Nós imediatamente demos início à massagem de ressuscitação cardiopulmonar (RCP). O quadro clínico evoluiu para das paradas (cardíaca) e começamos a utilizar o desfibrilador. Foi aproximadamente uma hora de reanimação com ele oscilando entre tendo pulso e não tendo", contou.

Depois desse tempo, conforme Custódio, chegou um momento que o paciente se absteve de todos os sinais vitais, com total dilatação da pupila, uma característica de morte cerebral. Foi quando o protocolo de morte foi aberto. "Avisamos a família que ele tinha entrado em óbito. Foi um desespero! A família entrou na sala de emergência e orou. Depois que saíram, na preparação para retirar os tubos, uma coisa que na medicina a gente não explica, observei nele a presença de pulso", afirmou.

Nessa hora, rapidamente foi restituído todo protocolo e os procedimentos de reanimação começaram a ser feitos novamente. "Uns 15 a 20 minutos depois o paciente retornou a vida. E voltou avidamente com os parâmetros vitais, pupila normal e pulso forte. Nesse momento, quando houve essa dádiva de Deus, nós restituímos e estabilizamos o paciente. E hoje (12) de manhã conseguimos transferí-lo para o Hospital e Pronto-Socorro João Lúcio", relatou o médico, emocionado. 

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato