Entenda a volta da cultura 'Faça Você Mesmo'

Em Destaque
Por -
0
Arregaçar as mangas e fazer alguns serviços por conta própria está em alta, e muito se deve a popularização da Internet entre os mais jovens e as pessoas da melhor idade

A cultura Maker, conhecida como "faça você mesmo", voltou! O significado de "botar a mão na massa" tem atraído cada vez mais adeptos, seja para evitar o excesso de gastos ou como forma de terapia. Muitas pessoas voltaram a buscar soluções por conta própria, seja consertando produtos antigos ou até recriando novos espaços com pequenas reformas mais fáceis para se fazer em casa.
O retorno da cultura Maker hoje se traduz pelos hábitos dos mais jovens em pesquisar vídeos tutoriais no Youtube, e ver como fazer uma determinada tarefa, assim como os membros da geração Baby Boomers também buscarem esse tipo de informação porque já possuem o hábito de 'pôr a mão na massa' e fazer eles mesmos pequenos consertos. O curioso é a motivação para que cada geração tenha o mesmo comportamento, pois entre elas há um gap de duas gerações que não buscam soluções, optando pela contratação de profissionais especializados ou a compra direta e substituição de determinados produtos quebrados por novos.
Essa mudança no hábito da população se deve, em grande parte, da relação direta com a internet e através da colaboração promovida por ela através de centenas de tutoriais disponíveis no Youtube, e que facilitam o aprendizado de diversas atividades por pessoas não-especializadas. "Os vídeos ensinam as pessoas a aproveitarem o máximo de recursos que têm para fazer em casa, usando ferramentas básicas e produtos acessíveis financeiramente e de fácil aplicação, atividades que normalmente pagariam para serem feitas caso não tivessem acesso aos tutoriais", explica Fabian Magalhães, CEO da rede de franquias Multicoisas.
O executivo explica que a empresa nasceu em 1984, quando essa cultura estava em alta. "A Multicoisas foi criada com esse conceito de autosserviço e 'faça você mesmo', exatamente para atender à procura por produtos que auxiliassem nos pequenos reparos domésticos", diz. Com o renascimento dessa cultura, a rede viu a possibilidade de se aproximar, ainda mais, dos consumidores, promovendo a filosofia que faz parte do seu DNA nesses 33 anos de história e convidou o digital influencer, Iberê Thenório, para ilustrar uma campanha, em parceria com as marcas Black &Decker e 3M.
"Com a evolução da comunicação e com consumidores cada vez mais conectados, sentimos a necessidade de nos aproximar deles e o Iberê Thenório representa muito bem o nosso conceito", explica Magalhães. O influencer é o criador do oitavo canal do Youtube mais assistido no Brasil, o Manual do Mundo, referência pelos conteúdos que incluem tutoriais e dicas para facilitar o dia a dia. "Temos o objetivo de lembrar ao público que é possível realizar pequenos reparos do cotidiano, como trocar uma resistência de um chuveiro ou acabar com o vazamento de uma torneira, e que, seja o que for que eles precisem para executar esses projetos, a Multicoisas tem", finaliza.
E entre o público de maior audiência do Iberê Thenório, estão as pessoas mais jovens (entre 14 e 24 anos), mas também uma parcela de quarentões que gostam de fazer eles mesmos as atividades propostas, o que justifica esse retorno da cultura Maker.
Sobre a Multicoisas
A Multicoisas é uma rede de franquias com um conceito inovador. Reconhecida por oferecer, de forma criativa, soluções para o dia a dia das pessoas, a empresa possui uma surpreendente variedade de artigos. Em seu mix, composto por mais de quatro mil itens, estão disponíveis desde acessórios hidráulicos e elétricos, utilidades para o lar, ferramentas e organizadores até produtos eletrônicos e de informática. Os vendedores recebem treinamento completo e estão sempre preparados para solucionar todas as dúvidas dos clientes. Outro ponto positivo para os consumidores é que a rede possui lojas localizadas tanto em shopping centers como em pontos comerciais de rua, facilitando o acesso e a conveniência.

Mais informações: www.multicoisas.com.br





Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)