QUE CAMINHOS COARI VAI TOMAR NA ELEIÇÃO SUPLEMENTAR PARA O GOVERNO DO AMAZONAS?

Análise
Por Daniel Maciel



Apesar de extemporânea, a eleição suplementar vai ser um divisor de águas no município que tem a segunda maior arrecadação do Estado e que conta com um colégio eleitoral superior a 40 mil eleitores. O município que saiu da última eleição dividido em pelo menos 04 grupos políticos e que deu ao atual prefeito uma votação expressiva, pode revelar a manutenção ou não de uma liderança política consolidada quando os votos desta eleição suplementar forem apurados.

É preciso entender, que apesar dos 21.360 mil votos que foram dados ao atual prefeito do município, em termos percentuais a eleição de Coari continuou mostrando um município dividido politicamente.

A eleição não revelou números percentuais consolidados. O percentual mostra que quase metade dos eleitores decidiram votar em outros candidatos que não foram os que estão governando. Em número percentuais redondos, 45% dos eleitores, escolheram outras vias, decidiram ir por outro caminho. Um fato preocupante, pois não basta ganhar uma eleição, é necessário consolidar o grupo político.

O que a eleição suplementar pode revelar então? Pode revelar a consolidação do grupo político que está no poder ou ainda, pode revelar um desgaste político sendo desenhado. Isto só será possível observar quando as urnas forem abertas, dependendo do candidato ao governo que será apoiado pelo atual gestor municipal... Apesar de que informações de bastidores dão conta que o candidato ao governo do grupo político que administra o município de Coari será Rebeca Garcia, por enquanto, nada oficialmente foi divulgado nos meios de comunicação.

A partir desta eleição, será possível de fato analisar o grau de satisfação e os caminhos políticos a serem adotados pela atual gestão municipal. Tal situação pode não ser uma preocupação administrativa para o momento, mas de certo é uma preocupação política: e Coari respira política partidária. O município se divide muito, quando o assunto é eleição. Agregar, consolidar uma liderança política será um desafio fora de hora para os agentes políticos da terra do gás e do petróleo.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato