AMAZONAS / CIDADES - Maués comemora 184 anos com ações para geração de emprego e renda

Em Destaque
Por -
0

O município de Maués (a 253 Km de Manaus) comemorou na madrugada deste domingo (25), seus 184 anos de história com o lançamento de uma série de ações voltadas principalmente para o incentivo do setor primário e dos micros e pequenos empreendedores da Terra do Guaraná.

      Com 51% dos moradores (de um total de 60 mil habitantes) residindo na Zona Rural, a prefeitura entregou durante a festa, 1,5 mil equipamentos agrícolas - motores de rabeta, casas de farinha, enxadas e carrinhos de mão, entre outros itens - que irão beneficiar sete mil famílias de 116 comunidades ribeirinhas, principalmente com o cultivo do guaraná, mandioca e outras frutas.

       Agricultora da comunidade do Lago do Castanhal, distante sete horas de barco da sede, Aldemira de Matos foi a primeira a receber o kit da casa de farinha e já faz planos para aumentar a produção. "Com a minha família, produzimos cinco sacos de farinha por mês apenas para nosso consumo. Agora poderemos produzir mais e vender nos mercados e feiras da cidade para ter uma renda extra", afirmou.

       Além dos equipamentos e da recuperação e incentivo a cultura do guaraná - com a distribuição de mais de 11 mil mudas para produtores no início deste mês - o prefeito de Maués, Junior Leite, também anunciou a fase final da construção de um viveiro municipal com capacidade para 1 milhão de mudas de açaí, que também serão distribuídas para os agricultores.

       "Guaraná e açaí são dois dos produtos amazônicos mais valorizados pelo mercado nacional e internacional e nosso projeto pretende transformar o município em referência no Amazonas, mantendo-o na sua terra de origem e principalmente gerando novos postos de trabalho e ampliando a renda para o homem do interior", afirmou o prefeito, ao acrescentar que nos seis primeiros meses de 2017 foram investidos R$ 700 mil apenas no setor primário.

Na cidade
       Para a população da sede municipal e das comunidades próximas à cidade, o principal presente na festa de 184 anos de Maués foi o anúncio da abertura do Banco do Povo, projeto municipal destinado exclusivamente a financiar micros e pequenos empreendedores, que atuam principalmente nos setores do comércio e serviços, com microcréditos e com a realização de cursos profissionalizantes.

       Os recursos já estão disponíveis por meio de um fundo criado pela prefeitura no qual uma parcela dos valores recolhidos com o Imposto Sobre Serviços (ISS) são depositados mensalmente. O projeto está em fase final de elaboração e deve ser encaminhado no próximo mês para a Câmara de Vereadores.

      Durante os festejos, o prefeito Junior Leite também entregou a nova Praça de Alimentação do município, espaço com lojas de artesanato, lanchonetes e restaurantes na área central da cidade que já resultou em 180 novos postos de trabalho diretos e indiretos e um pacote de obras nas unidades de saúde e escolas para os próximos meses, totalizando mais de R$ 10 milhões em investimentos, dos quais mais da metade são recursos próprios do município.

       "Nestes primeiros meses de mandato reduzimos em 30% as despesas e ajustamos o planejamento para investir em setores prioritários como saúde, educação e geração de emprego", destacou Junior Leite.





Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)