A EMPRESA QUE MUDOU O ACESSO A INTERNET EM COARI


Até a Future Digital chegar em Coari, os coarienses tinham acesso à Internet discada ou via sinal de Satélite: a primeira muito lenta e a segunda muito cara. O sinal de satélite era compartilhada por outras empresas que distribuiam o sinal entre os seus clientes, tentando de alguma forma compartilhar a Internet da melhor forma possível: essas empresas deram a contribuição dentro de suas possibilidades à Internet em Coari, mas a Future veio para mudar radicalmente a forma como a Internet passaria a chegar em nosso município. 

Uma das primeiras medidas tomada por Elino junior, Sócio Diretor da empresa Future digital, para poder implementar a mudança na forma como o sinal de Internet iria chegar em Coari foi filiar a empresa Future Digital ao grupo AMNET. A Amnet Telecom é uma  empresa de telecomunicações que conecta 12 municípios na info via rio Solimões. Essa conexão traz a Internet da capital amazonense até Coari através de sinal de rádio, em antenas instaladas no meio da floresta amazônica, à margem de rios e nas comunidades ribeirinhas.

No primeiro momento, o sinal desses rádios eram analógicos formando uma rede de transmissão  de dados  até chegar em Coari. Muitas vezes devido às dificuldades naturais e aspectos peculiares da região amazônica havia instabilidade de sinal. Foi necessário a Future Digital investir em Coari cerca de  3 milhões em tecnologia, com a construção de uma  rede de rádio digital,  tirando assim  Coari definitivamente  da internet via satélite, melhorado em 50x a qualidade da Internet. A empresa também está finalizando sua rede de FTTH para atender seus clientes 100% na fibra ótica própria, o que vai representar um grande benéfico para Coari. Para ter ideia da importância de uma rede como esta, apenas 5% das cidades do Brasil tem essa tecnologia que a Future Digital está instalando em Coari. 

Outra iniciativa muito importante tomada pela empresa  foi o convênio especial com o exército brasileiro, sendo a única empresa até o momento,  autorizada a comercializar sinal de Internet  na fibra ótica do exército. A fibra do exército já está instalada em Coari e funcionando em fase de teste. Em breve o sinal de Internet via esta fibra ótica vai estar disponível, o que vai melhorar ainda mais a estabilidade e velocidade do sinal, além de mudanças na política de preços adotadas para a Internet local.  

Essa parceria com o exército mostra o quanto a empresa avançou na área de comunicação via Internet. A Future/Amnet é a única empresa que tem rede própria via rádio digital de Manaus até Coari, o que possibilitou ofertar ao exército, cumprindo o chamamento público,  uma rede de backup, para que caso a fibra do exército rompa a rede de rádio  digital da Future/Amnet mantenha os órgãos federais ativos,  com Internet funcionando até o término da manutenção da fibra. 

A Future Digital, com todas estas iniciativas fez do município de Coari  o maior beneficiado com estes investimentos em tecnologia. São benefícios que fazem com que o povo de Coari possa ter a tão sonhada inclusão digital, isso do ponto de vista comercial. Atualmente a empresa pratica preços de mercado ainda referentes à complexa rede de rádio digital que rompe nossa floresta amazônica. Segundo o sócio proprietário da Future Digital Elino Junior: "Nossa empresa tem feito muito por Coari e irá fazer muito mais, pois nossa  visão é de empreendedorismo e em breve novas tecnologias estarão à disposição dos coarienses" - concluiu.

2 Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. Isso é ilusão....as atendentes me informaram hoje que os preços continuarão os mesmo é a instalação pra quem é assinante será de no mínimo R$ 500,00... Esse absurdo se deve ao fato deles não terem concorrência?

    ResponderExcluir
  2. Isso é verdade Mario, nada de menor preço isso é um absurdo depois de o governo deixa tudo pronto, quem quiser uma internet de melhor qualidade vamos ter que pagar muito caro

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato