SETOR PRIMÁRIO PODE SER SAÍDA ECONÔMICA PARA COARI

Em Destaque
Por -
0
Pesca de Tambaqui nos rios de Coari
Coari, 23 de maio de 2017
Daniel Maciel Gomes

Não há dúvida que o município de Coari é um município rico. E essa riqueza não está limitada apenas ao que é produzido pela PETROBRÁS em foram de petróleo e gás, mas principalmente pela riqueza de nosso setor primário. Coari é um lugar "farto" dizem nossos ribeirinhos, e a grande prova são os nossos rios com muitas espécies de peixe. Além dos rios são milhares de quilômetros de terra que podem permitir a plantação e a colheita de diversos tipos de culturas. Falta incentivo e investimento no setor primário, para que se torne uma fonte de alternativa econômica para o município.

A partir do momento que houver um incentivo ao setor primário, e um planejamento que permita a produção a médio e a longo prazo, teremos muita geração de emprego e renda e uma mudança na cultura do coariense. Infelizmente, muitos em Coari estão habituados com o clientelismo político, e a dependência de doações da prefeitura ou do "emprego público" como moeda de troca acostumou negativamente, principalmente o ribeirinho que pouco tem produzido e pouco tem sido incentivado à produzir. Com certeza esta é a realidade de muitos municípios amazonenses... Coari não foge à regra.

A própria sede do município, nas estradas e ramais têm um potencial enorme para a agricultura e para a criação de peixe em cativeiro. Se direcionarmos nosso foco para a zona rural veremos que este potencial se agiganta. No entanto, até o momento continuamos dependentes da pequena economia oriunda dos governos federal, estadual e acima de tudo do governo municipal. Esta matriz econômica precisa urgentemente ser revista e os investimentos no setor primário frutos de um planejamento sério e duradouro precisam acontecer com urgência.


Nada melhor que um Tambaqui assado.


Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)