Header Ads

MANAUS - Governo e Prefeitura anunciam estudo para reduzir preço da tarifa de ônibus

Por iniciativa do governador do Amazonas, David Almeida, o Governo do Estado e a Prefeitura de Manaus vão criar uma comissão, na próxima segunda-feira, 15 de maio, para analisar o subsídio ao diesel destinado ao transporte coletivo para reduzir, no menor prazo possível, o preço da tarifa de ônibus em Manaus. A expectativa é que a redução do valor da passagem aconteça em até 15 dias. O anúncio foi feito após reunião entre o governador David Almeida e o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, na tarde desta sexta-feira, 12 de maio, no Palácio Rio Branco, no Centro. 

 

A comissão será formada por técnicos da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), representantes do Sindicato dos Rodoviários, Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), Câmara Municipal de Manaus (CMM), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Ministério Público Federal (MPF). Serão analisadas a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e a remissão do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

 

"A partir de segunda-feira, nós iniciaremos as tratativas para que possamos, já com base nesses estudos, trabalharmos dentro daquilo que for possível, com o Governo abrindo mão do subsídio do diesel, para que o desconto no preço do combustível na planilha possa ser abatido na passagem de ônibus o mais breve possível", afirmou o governador.

 

O governador recebeu do prefeito uma pauta com 12 reivindicações, entre elas o retorno de servidores para a rede básica de saúde, investimento em infraestrutura, policiamento ostensivo nos terminais de ônibus e nos bairros, ajuda humanitária aos imigrantes venezuelanos em Manaus e ações para melhorias no abastecimento de água.

 

"Tudo o que foi tratado e conversado nós iremos trabalhar juntos para que possamos, sem cores partidárias, sem querelas políticas, em união, buscar a solução para os problemas do Estado do Amazonas e da cidade de Manaus. Sem dúvida, é um momento muito importante", ressaltou David Almeida.

 

O prefeito de Manaus, Arthur Neto, elogiou a iniciativa do governador e ressaltou que a parceria entre os governos estadual e municipal será muito importante para o avanço dos trabalhos em benefício à população. "Nós estabelecemos aqui hoje, para os meses em que o governador estará no cargo, a volta da ação conjunta. Ou seja, o povo de Manaus e do Amazonas terão duas pessoas que demonstram apreço e amor por ele", declarou.

 

Obras - O governador David Almeida também anunciou que, na próxima semana, o Governo do Estado dará início a um pacote de obras que incluem a continuação da Avenida das Flores, a recuperação de um trecho da rua Magalhães Barata, no bairro Crespo, zona sul de Manaus, e a retomada dos trabalhos de duplicação da rodovia AM-070, que liga Iranduba e Manacapuru.

 

Ajuda humanitária – O governador David Almeida informou ainda que o Governo do Estado irá disponibilizar R$ 300 mil, via Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas), para ajuda humanitária aos imigrantes venezuelanos que estão acampados em Manaus. O valor deverá ser repassado por meio de convênio à  Prefeitura de Manaus.


FOTOS: DHYEIZO LEMOS

 




Nenhum comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Tecnologia do Blogger.