Mais de duas mil pessoas prestigiam abertura do JEAS em Boa Vista do Ramos e alguns nomes que vão vir à Capital começam a ser revelados

A cidade de Boa Vista do Ramos (269 km da Capital) parou na noite desta segunda-feira, dia 15, para prestigiar a abertura do terceiro polo dos Jogos Escolares do Amazonas, o JEAS. Na quadra de esportes do interior, mais de duas mil pessoas saldavam os municípios participantes, sendo Parintins, Maués, Barreirinha e Nhamundá. Com direito ao acendimento da Pira Olímpica e do juramento do atleta, o evento contou com a participação dos secretários de estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel), Fabricio Lima, e do de Educação (Seduc), Arone Bentes. Os Jogos recebem apoio do Governo do Amazonas.


Após a solenidade, teve largada as classificatórias do vôlei, handebol e futsal. Nesta terça-feira, 16, o atletismo foi protagonista e já revelou alguns nomes que vão vir a Capital para tentar uma vaga nos Jogos Escolares da Juventude (JEJ), uma vez que o JEAS serve de seletiva para o evento nacional. Uma das atletas que já está garantida para a decisão do principal torneio interescolar do Estado é Gabriela Maia, de Barreirinha. A jovem participou dos 1000 metros e foi a primeira a cruzar a linha de chegada. Para chegar à seletiva, a estudante enfrentou cinco horas de barco até Boa Vista do Ramos.


"Foi uma prova muito difícil, fiquei bastante cansada quando finalizei, pois tive que forçar bastante para a segunda colocada não alcançar, estava quente, mas fiquei muito feliz com o resultado. Essa será a primeira vez que vou para a fase final em Manaus e quero muito vencer lá", disse a estudante da Escola Estadual Maria do Socorro Andrade.


Outro que seu deu bem na pista foi Pedro Alan Seixas, de 17 anos. Essa é a segunda vez que o jovem tenta passar na seletiva dos polos e, diferente de sua estreia quando ficou em terceiro lugar, em 2016, este ano ele conquistou a primeira colocação em duas provas, nas de 3000 metros e 800 metros. O morador de Boa Vista do Ramos fez jus a terra natal e orgulhou a torcida que era grande e ecoava seu nome.


"Foi uma beleza vencer, principalmente na minha casa, e sendo assistido pela minha mãe, avó e avô é algo especial. Vou para Manaus representando minha cidade e sei que a pressão será grande, mas vou dar o meu melhor. Me esforcei e o resultado foi o melhor possível. Meu sonho era ir para Capital e agora vou conseguir através do esporte", disse o estudante do 1º ano da Escola Estadual Maria Isabel.


A competição no polo três segue até sábado, dia 20, e os primeiros lugares estarão automaticamente classificados para a fase final em Manaus, dia 20 de julho. Os campeões da categoria Infantil disputam os Jogos Escolares da Juventude (JEJ) na cidade de Curitiba (PR) de 12 a 21 de setembro. Já os vencedores da categoria Juvenil participam da mesma edição do torneio em novembro, em Brasília (DF), de 16 a 25 de novembro.


Abertura - A abertura do polo três, em Boa Vista do Ramos, encantou os presentes. Durante quase duas horas, estudantes participaram de uma coreografia apresentando cultura e tradições de cada município participante. Barreirinha foi lembrada pelo Caju, Maués pelo Guaraná, Bois Garantido e Caprichoso falaram de Parintins e assim por diante. A ação foi elogiada e destacada pelo titular da Sejel, Fabricio Lima, que ainda frisou que o município é um dos que está mais recebendo estudantes-atletas.


"Ficamos surpresos com a apresentação em Boa Vista do Ramos, que aliás é um dos municípios que mais está recebendo atletas, um total de um mil. Este número é muito significativo, pois é a primeira vez que a Cidade recebe uma seletiva do JEAS, e a cidade se preparou para isso, movimentando toda a comunidade e junto com o prefeito Eraldo trabalharam para dar a melhor estrutura para os jovens. Com isso, temos a movimentação da economia, do esporte e da cultura aqui. Recebi a notícia, por exemplo, que só uma padaria daqui está fazendo por dia mil pães para atender os atletas. Ou seja, JEAS tambem é produtividade econômica", destacou.


Após Boa Vista do Ramos, as próximas seletivas acontecem nos seguintes polos: 25/05 a 31/05 em Humaitá, 30/05 a 04/06 em Coari, e 05/06 a 12/06 em Manacapuru.  A fase final será realizada de 10 a 29 de julho, em complexos esportivos da Capital, incluindo a Vila Olímpica de Manaus, do Dom Pedro, Zona Centro-Oeste.


"Ao todo, as seletivas dos Jogos envolvem sete polos, e já aconteceram Parintins, Maués e Barreirinha. Com isso, são uma média de 12 mil alunos competindo em várias modalidades no interior. Neste ano, ainda colocamos três novas modalidades para a competição e expandimos para o interior. Estamos implantando o Aquatlon (natação e corrida), a Luta Livre e o Baquete no interior e estamos estendendo a categoria infantil para a seletiva dos polos", comentou a professora.


O secretário de Educação do Amazonas, Arone Bentes, passou uma mensagem de incentivo aos estudantes-atletas, que conseguem conciliar escola, treinos e competições. "Eu vejo garotos e garotas aqui com um potencial enorme, preparados e cheios de disposição para tantas atividades. Tenho certeza que os Jogos vão ser maravilhosos e quero que todos se sintam abraçados por uma pessoa que ama a educação, assim como o esporte", disse.


Juramento do atleta - Escolhido entre centenas de atletas, o estudante Lucas dos Santos foi o responsável por fazer o juramento do atleta, símbolo importante do JEAS, que dá início às competições. Para o atleta, que está tentando levar o time de vôlei para as cabeças, a emoção não poderia ser maior.


"Estou muito contente por poder representar meus amigos neste ato. Essa é a primeira vez que participo dos Jogos e já tenho a oportunidade de sentir essa emoção. Sou atleta, defendo o time de vôlei de Boa Vista do Ramos, e quero devolver tudo o que estou sentindo hoje para minha cidade", declarou, empolgado com o que o futuro lhe reserva. 


FOTOS: MAURO NETO/SEJEL

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato