Tremor de terra assusta moradores em diversos pontos de Manaus

Abalo foi sentido em prédios no Centro e Zona Centro-Sul da capital. Terremoto ocorreu nas regiões amazônicas do Peru e Equador.

Prédios no Centro e Zona Centro-Sul sentiram tremor
 Prédios no Centro e Zona Centro-Sul sentiram tremor (Foto: G1 AM)

Um terremoto ocorrido nas regiões amazônicas do Peru e do Equador, nesta terça-feira (18), foi sentido também em alguns pontos de Manaus. Segundo o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), o tremor foi registrado principalmente no Centro e em bairros da Zona Centro-Sul.

A advogada Carolina Rabello, de 24 anos, diz ter sentido o tremor de terra. Ela relatou ao G1 que estava em casa quando sentiu o prédio onde mora começar a balançar.

"Eu moro em um apartamento no 8º andar no bairro Adrianópolis. Eu estava deitada e senti o prédio balançando de um lado para o outro. Até a minha luz começou a balançar. Foi por uns três minutos, demorou bastante. Aí depois foi parando. Eu perguntei em alguns grupos e algumas pessoas disseram que sentiram", contou.
O superintendente do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), Marco Antônio Oliveira, afirma que a sensação do tremor é perceptível em prédios mais altos e não gera preocupação.

"As ondas de choque se propagam e chegam aqui mais enfraquecidas. Quem percebe é quem está no alto dos prédios, porque o prédio oscila. Quem está no nível do chão não percebe nada. Provavelmente a magnitude fica entre 1,0 e 2,0 e isso não gera danos nas estruturas. Como foi em profundidade rasa, aí a gente sente aqui em Manaus", disse.
Ainda segundo Oliveira, a probabilidade de terremotos no Amazonas é baixa, devido a localização do estado em relação a placa tectônica da América do Sul.

No Equador, o tremor desta terça (18), de magnitude 6,1, foi na província de Napo e ocorreu às 12h50 (hora local). No Peru, a magnitude foi 6,2 e o terremoto foi sentido às 12h49 (hora local). O epicentro está localizado a 113 quilômetros do município de Pastaza, em uma área de floresta pouco povoada da região de Loreto.

O movimiento sísmico se originou a uma profundidade de 142 quilômetros e foi sentido pelos habitantes de Pastaza e também pelos vizinhos de Iquitos, capital da região.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato