Parcerias entre Prefeitura e IDAM, ADAF e IFAM aumentam a força da agropecuária em Benjamin Constant

As parcerias institucionais celebradas entre a Prefeitura de Benjamin Constant, através da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Fomento a Micro e Pequena Empresa (SEMAF) e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM), Instituto Federal do Amazonas – Campus Tabatinga (IFAM) e Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (ADAF), vem mudando a imagem do setor primário do município. A agropecuária local já apresenta mudanças nesses quatro primeiros meses de 2017.

Através da articulação e celebração de acordos de cooperação entre as instituições locais e territoriais, o setor já apresenta resultados positivos. Isso pode ser notado em várias pontos, como o fortalecimento dos programas sociais PAA, Preme e PNAE, numa maior confiabilidade na compra e consumo de carne bovina, no aumento de visitas técnicas, na disponibilidade de materiais propagativo (mudas), na produtividade em quantidade e qualidade, em capacitações, no controle de produção e comercialização na feira e mercado, no escoamento da produção dos agricultores, na facilidade de compra de insumos como sementes  (Programa Compra Coletiva) e elaboração de projetos para captação de recursos.

O IDAM é o parceiro mais próximo, não só pela sua sede está ao lado da SEMAF – facilitando ainda mais a parceira, mas na ações conjuntas realizadas. A importância do Instituto é vista por exemplo, no Programa da Merenda Escolar, o PNAE, em parceria com o IDAM a Prefeitura Municipal consegue adquirir produção da agricultura familiar para a regionalização, pois a necessidade da Carteira de Produtor Rural e Dap (Declaração de Aptidão ao Pronaf), que são documentos prioritários nos projetos de venda de produtos alimentícios. Junto ao IDAM também são realizadas as ações de produção de mudas frutíferas no viveiro municipal, visitas técnicas nas propriedades e comunidades, demonstração de métodos levando agricultores, estagiários e técnicos para locais de produção e mostrando na prática o sistema, bem como na elaboração de projetos de captação de recursos.
O gerente do IDAM no município, Eliandro Ribeiro, cometa a parceria. "O IDAM há mais de vinte anos vem apoiando o setor primário no Estado e posteriormente aqui em Benjamin Constant. Atualmente estamos trabalhando em parceria com a prefeitura, o IFAM e a UFAM. Estamos muito satisfeitos com as ações e esperamos promover e interagir ao longo dos próximos anos, fortalecendo o setor e buscando sempre a melhoria do produtor, seja realizando financiamentos via AFEAM, seja emitindo os documentos necessários para venda dos programas sociais ou assistindo essas famílias."

Com a ADAF a parceira vem na fiscalização em defesa do consumidor de produtos agropecuários e vegetais. Atualmente a parceria vem dando frutos no matadouro municipal, onde junto ao médico veterinário da SEMAF, é feito todo um controle de abate do gado, onde se inicia com a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA) e o gado só é abatido mediante esse documento. A ADAF realiza vistorias no matadouro e no abate dos animais periodicamente.

Outra importante Instituição parceira é o IFAM, que vem apoiando em conjunto com a SEMAF e o IDAM, as ações integradas do setor. O instituto entre diversos apoios disponibiliza um técnico de campo para auxiliar nas atividades da secretaria, logística com viagens as comunidades, corpo técnico (professores) para a formação e elaboração de projetos para captação de recursos, além de assistência técnica especializada.
No decorrer do trajeto as parcerias vão se fortalecendo e solidificando, ainda mais com a chegada do Projeto Solimões Sustentável, que promove o desenvolvimento sustentável do território, inclusive em Benjamin Constant.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato