Na Síria, atentado com carro-bomba mata mais de 100 pessoas em Aleppo

Em Destaque
Por -
0


Ataque aconteceu na Síria, perto de um comboio com 75 ônibus que levava refugiados da guerra em direção à Aleppo, deixando mais de 50 feridos

       
  •  
  •  
  •  
Neste sábado (15) um atentado com carro-bomba matou mais de 100 pessoas e deixou dezenas feridas. O ataque aconteceu próximo à cidade de Aleppo, no norte da Síria, perto de um comboio de ônibus que transportava refugiados.
Ataque com carro-bomba na Síria deixa mais de 100 mortos e 50 feridos em Aleppo
Foto: Reprodução
Ataque com carro-bomba na Síria deixa mais de 100 mortos e 50 feridos em Aleppo

Entre os passageiros, estavam civis e combatentes que haviam deixado, no dia anterior, as áreas pró-regime, conforme afirmou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH).
Em sua página no Facebook, os chamados "capacetes brancos" disseram que estão prestando assistência a mais de 50 feridos. Os números ainda podem aumentar.
A organização afirmou que o suicida estava dirigindo uma caminhonete que carregava     ajuda alimentar e explodiu o veículo perto dos 75 ônibus que estavam estacionados em Al Rashidin, uma região rebelde que fica no lado oeste de Aleppo.

No início a OSDH havia informado um número menor de vítimas, mas depois que vários feridos que tinham recebido atendimento médico morreram, e outros corpos foram encontrados no local da explosão, essa quantidade aumentou.
O correspondente da AFP que teve acesso ao local, descreveu o cenário após o ataque como terrível e contou que encontrou muitos cadáveres, alguns carbonizados, incluindo de crianças, e membros espalhados pelo chão, perto dos ônibus destruídos pela explosão.  Além do grande número de feridos e pessoas em pânico na área onde os ônibus estão estacionados.
No entanto, a agência de notícias estatal síria Sana informou que dezenas de civis morreram e ficaram feridos, em sua maior parte crianças e mulheres, das famílias retiradas de Fua e Kefraya, povoados xiitas.
Segundo a Agência EFE, os ônibus levavam cerca de 5 mil pessoas que foram retiradas dos dois vilarejos, como parte de um acordo entre o governo de Bashar Al Assad e a oposição. Até então, os refugiados estavam sendo impedidos de seguir viagem.

Histórico

A prática de deixar as cidades que estão sendo atacadas é comum desde o início da guerra na Síria, há cerca de seis anos. Mas, isso só aconteceu por conta do acordo que foi patrocinado pelo Catar, que apoia os rebeldes, e o Irã, aliado do regime.

A estimativa é de que mais de 30 mil civis deveriam sairiam das zonas de guerra em duas etapas.
*Com informações da Agência Brasil

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)