Míssil balístico da Coreia do Norte será capaz de atingir EUA em breve


KNS / KCNA / AFP

Opinião:07:28 17.04.2017

Atualmente, a indústria da Defesa da Coreia do Norte possui potencial suficiente para que, nos próximos cinco-seis anos, seja produzido míssil balístico intercontinental capaz de atingir o território dos EUA, declarou na segunda-feira (17) à Sputnik o presidente da Academia de Problemas geopolíticos, Konstantin Sivkov.

No último fim de semana, em Pyongyang foi realizado um desfile militar em homenagem ao 105º aniversário de Kim Il-sung, fundador do Estado norte-coreano e avô do atual líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, que contou com a participação de autoridades norte-coreanas e cerca de 200 jornalistas estrangeiros, que foram convidados especialmente para o evento.
Além disso, na praça central do país de Kim Il-sung, foram demonstrados vários novos tipos de equipamentos militares, incluindo os mais novos mísseis em fase de elaboração.
"O programa de mísseis da Coreia do Norte é bastante desenvolvido — Pyongyang já possui mísseis de milhares de quilômetros de alcance. Acredito que para criar um verdadeiro míssil balístico intercontinental, que possa atingir o território dos EUA, Coreia do Norte precisará de cerca de cinco ou seis anos", sugere Sivkov.
Além disso, o especialista destacou que a capacidade da Coreia do Norte de efetuar tais elaborações é confirmada pelo programa espacial bem-sucedido do país.
"Se hoje a Coreia do Norte é capaz de lançar seus satélites à baixa órbita terrestre, então a criação de míssil balístico intercontinental também é possível. Há problemas específicos, mas a criação do mesmo é possível", concluiu o especialista militar.
Desde 2006, o Conselho de Segurança da ONU já autorizou seis resoluções sobre a Coreia do norte para que Pyongyang interrompa suas elaborações nucleares e de mísseis. As últimas duas — 2270 e 2321 — foram aprovadas em 2016 e endureceram significativamente as sanções contra Pyongyang, incluindo medidas na área do comércio, exportação de minerais, compra de armamento e no setor bancário.
Pessoas carregam bandeiras em frente dos monumentos de Kim Il-sung e Kim Jong-il durante a parada militar comemorativa dem 15 de abril de 2017
© REUTERS/ DAMIR SAGOLJ
Pessoas carregam bandeiras em frente dos monumentos de Kim Il-sung e Kim Jong-il durante a parada militar comemorativa dem 15 de abril de 2017

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato