Mais de 500 crianças participam da Corridinha Tiradentes na pista de atletismo da Vila Olímpica da Manaus

O berço sagrado do atletismo amazonense, a Vila Olímpica de Manaus, no Dom Pedro, foi palco na tarde deste sábado (22) da Corridinha Tiradentes. O evento que faz parte das homenagens a Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes - herói que lutou pela Independência do Brasil no movimento da Inconfidência Mineira - atraiu mais de 500 crianças de 1 a 15 anos, nas provas de 40 a 200 metros. O evento contou com o apoio do Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Estado de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel).

Realizado pela Polícia Militar do Estado do Amazonas (PMAM), os pequenos tiveram pouco mais de uma hora para completarem as diversas baterias das cinco "provinhas" de atletismo: 40m (1 a 4 anos), 60m (5 a 6 anos), 80m (7 a 8 anos), 100m (9 a 10 anos) e 200m (11 a 15 anos).

As crianças mais novas, usando até mesmo fraldas, completaram o percurso acompanhados dos pais que ser divertiram ao lado dos filhos. "Correr faz bem para a saúde. Quem corre vive mais. É isso que desde agora quero mostrar para a minha filha", contou a professora, Manoela Magalhães, mãe da pequena Bruna Magalhães, de dois anos.

Com direito a um público presente de mil pessoas que incentivaram os pequenos corredores, cada bateria foi impulsionada pelos aplausos e gritos vindos das arquibancadas. Foi assim que a pequena Giulia Santana, de 4 anos, concluiu a prova de 40 metros.

"Eu e o meu marido corremos há quatro anos e sempre procuramos as corridinhas infantis. A Giulia já participou de duas corridas e é muito bom fazer com que as crianças desenvolvam as práticas esportivas. Sem falar da saúde que colocamos sempre em primeiro lugar", disse a mãe de Giulia, a farmacêutica, Luana Santana.

Em meio aos familiares orgulhosos estava o médico, Rodrigo Leitão, 41. Pai de Renato Leitão, de cinco anos, Rodrigo viu o filho ser um dos primeiros a ultrapassar a linha de chegada nos 60 metros. "Essa corridinha dá um incentivo a estimularmos os nosso filhos. Assim, eles liberam energia e não ficam só em casa ou em um apartamento trancados. É uma corrida muito boa", declarou.

Para ficar

De acordo com o coordenador do evento, Erivelton Almeida, a Corridinha superou as expectativas e deverá voltar no próximo ano. "Esse ano a corridinha voltou. É sempre bom estimularmos as crianças desde cedo no atletismo, que é tão carente de crianças. Podemos ver os pais estimulados com os filhos, mesmo com a chuva ninguém arredou o pé. Fazemos um avaliação bastante positiva e com certeza vai estimular o comando da Polícia (Militar) a manter a prova", explicou.

Corrida Tiradentes

A 34ª Corrida Tiradentes, promete reunir dois mil atletas profissionais e de final de semana, neste domingo (23), no complexo Turístico da Praia da Ponta Negra, Zona Oeste. A corrida de 5km e 10 km tem início às 7h com largada e chegada do anfiteatro.

 

FOTOS: ANTONIO LIMA/SEJEL

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato