FCecon realiza a primeira cirurgia a laser para o tratamento do câncer de laringe


Dando continuidade aos avanços na área cirúrgica, a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), unidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Susam), realizou a primeira cirurgia endoscópica a laser, para o tratamento do câncer de laringe, o quinto mais frequente entre os homens no Amazonas.

"A principal vantagem desse tipo de terapia é a rápida recuperação e a reinserção do paciente à vida social, com retorno às atividades cotidianas em uma semana, geralmente. Além disso, o risco de sequelas também é reduzido, ajudando a preservar a voz e o processo de alimentação por via oral do indivíduo", destacou o diretor-presidente da Fundação Cecon, cirurgião oncológico Marco Antônio Ricci.

O câncer de laringe é uma doença cuja incidência ainda preocupa. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), subordinado ao Ministério da Saúde (MS), são esperados 80 novos casos em 2017 no Estado, todos eles em homens. A projeção mais recente do Instituto não inclui dados para a população feminina no Amazonas. Para o Brasil, são aguardados 7.350 novos diagnósticos, a maioria, na população masculina: 6.360.

O procedimento cirúrgico realizado na FCecon faz parte de um projeto-piloto em fase de análise de viabilidade econômica para implantação. Segundo o cirurgião de cabeça e pescoço, Fábio Bindá, que participou da cirurgia, o tratamento foi realizado em um paciente do sexo masculino, de 65 anos, e foi considerado bem-sucedido. Ele consistiu na ressecção do tumor maligno localizado na laringe, através de laser, e sem a necessidade de complementação terapêutica como quimioterapia e radioterapia.

"O paciente selecionado tinha um câncer em estágio inicial, cuja localização propiciava um procedimento desse porte e com essas características. Ele já recebeu alta e, agora, passa por acompanhamento e controle hospitalar, que deve durar cerca de cinco anos", explicou Bindá.

O equipamento utilizado na cirurgia é descartável e foi cedido pela empresa Maximplant, que também financiou o treinamento de uma equipe médica nos Estados Unidos, em 2016. O procedimento minimamente invasivo durou duas horas e teve a participação de equipe multidisciplinar, que incluiu os cirurgiões especialistas Fábio Bindá, Marco Antônio Rocha – chefe do Serviço de Cirurgia de Cabeça e Pescoço FCecon-, Raimundo Monteiro, Felipe Jezini, Márcio Costa Fernandes e Eduardo Andrade, além dos residentes Fernando André e Thomas Jefferson Pereira. Também participaram anestesistas, enfermeiros e técnicos.

Fatores de risco

O câncer de laringe tem como principais fatores de risco o tabagismo e o alcoolismo, assim como diversas doenças malignas de cabeça e pescoço. "O fumo potencializa o desenvolvimento desse tipo de doença, em função das substâncias químicas que compõem o tabaco e o contato direto com os tecidos internos", destacou Fábio Bindá. Pessoas que associam o fumo ao alcoolismo, multiplicam as chances de ter câncer de laringe frente a indivíduos que não têm esse tipo de hábito.

Outro fator de risco importante para o desenvolvimento da doença é uma má alimentação, que ocasiona deficiência de nutrientes ao organismo. O Papiloma Vírus Humano (HPV), conhecido por ser o principal causador do câncer de colo uterino, também contribuiu para o surgimento do câncer de cabeça e pescoço. Ele influência na formação de lesões que, se não tratadas a tempo, podem se tornar malignas.

"Como esse tipo de tumor leva muito tempo para se desenvolver, ele é mais comum em pessoas com 65 anos ou mais. Seu desenvolvimento pode ter, ainda, a influência do fator hereditário. Sendo assim, pessoas com histórico de câncer na família, têm mais chances de desenvolver a doença. Além de manter hábitos de vida saudáveis, também faz parte da prevenção a visita a um especialista da área, para avaliação anual ou a cada dois anos. O câncer é uma doença silenciosa e assintomática quando no estágio inicial. Por isso, reforçamos a importância da prevenção e da informação, principais armas contra a doença e que podem salvar vidas", concluiu Bindá.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato