Coari recebe treinamento para avaliação de resultados de hemogramas e estudo para implantação de um laboratório de hematologia


No período de 6 a 8 de abril, o diretor-presidente  da Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), Nelson Fraiji, viajou a Coari (a 363 quilômetros de distância de Manaus em linha reta) para dar continuação à implantação do laboratório de fracionamento, para atender a hemorrede do Estado.

Na ocasião, o diretor-presidente realizou pesquisas para implantação de um laboratório de hematologia, a fim de organizar um treinamento sobre hemograma. Segundo Fraiji, a ideia é preparar melhor os técnicos de laboratório para fazer diagnóstico de leucemia no interior do Estado.

O objetivo desse treinamento será capacitar técnicos e farmacêuticos bioquímicos da hemorrede do Estado para leitura de lâminas e, com isso, identificar com mais eficiência células de câncer no sangue, ou seja, as leucemias para um diagnóstico precoce e, assim, reduzir o número de pacientes diagnosticados em estado avançado.

O treinamento contará com atividades teóricas e práticas, a fim de fortalecer o trabalho desses técnicos nos hemonúcleos do interior. O curso será ministrado de 27 de abril a 2 de maio, com a participação de 13 profissionais da saúde, sendo técnicos e farmacêuticos dos municípios de Coari, Tefé, Anori e Codajás.

Corpo docente – O curso será ministrado pelo diretor-presidente da Fundação Hemoam, Nelson Fraiji, e pelas farmacêuticas bioquímicas, Hedylamar Oliveira Marques e Márcia da Silva e Silva. A equipe terá o suporte do Departamento de Unidades Hemoterápicas (DUH), comandado por Elba Cley.

Os profissionais da saúde serão direcionados ao município de Coari para o treinamento, sede do evento, e a organização, logística e atividade administrativa são de responsabilidade da Fundação Hemoam. A capacitação é patrocinada pelo laboratório Roche.

Para a capacitação serão convidados professores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), diretores de hospitais e secretários de saúde dos municípios Coari, Tefé, Anori e Codajás. O treinamento será ampliado para contemplar outros municípios-polos, como Itacoatiara, Manacapuru, em datas que serão definidas em breve pela direção da Fundação Hemoam.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato