Apresentação de relatório da reforma da Previdência é adiada


Leitura do relatório da reforma da Previdência na comissão especial da Câmara é adiada


O presidente da comissão especial na Câmara da reforma da Previdência, Carlos Marun (PMDB-MS), adiou para quarta-feira (19) a apresentação do relatório final sobre a proposta do governo. Inicialmente, a leitura estava prevista para esta terça.


Marun participa na manhã desta terça – ao lado do presidente Michel Temer, de ministros e deputados da base aliada do governo – de um café da manhã para tratar do assunto. Segundo o deputado, o adiamento foi solicitado pelo relator Arthur Maia (PPS-BA) para incluir alterações de última hora.


"Com a intensidade das conversações que vão se estabelecer hoje e outras que acontecerão, o relator solicitou mais algumas horas para incluir no relatório o resultado dessas conversas", explicou Marun, ao chegar para o café com o presidente.


A nova previsão é que o parecer seja apresentado por Arthur Maia aos membros do colegiado na Câmara às 9h de quarta-feira.


O relatório seria lido no café da manhã desta terça, antes de ser apresentado à comissão especial na Câmara, mas houve pressão da bancada feminina na Casa para ser alterado na última hora. Elas pedem que a idade mínima para se aposentar seja menor para as mulheres – a proposta original prevê 65 anos para ambos os sexos.


Em reunião na noite de segunda, sete deputadas e uma senadora se reuniram com Temer para discutir o assunto. Elas pedem uma espécie de compensação para a jornada de trabalho da mulher, estatisticamente maior do que a do homem, por considerar o trabalho doméstico. A mudança ainda é motivo de impasse no governo.


De acordo com o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, as mudanças devem impactar em cerca de 20% o cálculo original da economia prevista com a reforma. Anteriormente, o impacto era calculado em 30%.


"[O cálculo do impacto] está dentro dos parâmetros que definimos como importantes para que o equilíbrio fiscal do país seja reestabelecido. Negociação faz parte de qualquer processo democrático no mundo", disse o ministro.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato