Ações da Educação são expostas em sessão da Câmara de Benjamin Constant

Secretária Municipal Dr.ª Antônia Rodrigues fala sobre as ações da Educação em sessão da Câmara de Benjamin Constant

Atendendo ao convite da Câmara Municipal de Benjamin Constant, a Secretária Municipal de Educação, Prof.ª Dr.ª Antônia Rodrigues da Silva, compareceu na noite desta terça-feira, 18 de abril, no plenário da Casa Legislativa para expor, enquanto gestora da SEMED, as tratativas e ações da Educação nestes três primeiros meses de 2017. Lembrou que sua estada na Câmara Municipal é um princípio constitucional, princípio da transparência e, também, um princípio da administração pública anunciada pelo Prefeito David Nunes Bemerguy para a sua gestão.
A Secretária iniciou sua fala mencionando sua trajetória, professora de carreira desde 1993 no Município à doutora pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em 2012 – 2016, onde viu no convite para Secretária da pasta a possibilidade de fazer, com a ajuda de todos, algo de melhor pela educação, por entender que o programa de governo do Prefeito David é o mais robusto na questão técnica, política e humana.
O programa que cria condições para que alunos e professores "aprendam a aprender" e que valoriza a qualidade sobre tudo foi detalhadamente explicado pela Secretária. "O plano de governo é a nossa referência de trabalho e está pautado no plano municipal da educação, que contempla quatro eixos: implantar um projeto de educação, que assegure um padrão de qualidade, criar um programa de qualificação e valorização dos profissionais da Educação, potencializar as instalações físicas, os serviços didático pedagógicos e apoiar e incentivar os estudantes. Esse projeto nós chamamos de "Aprender a Aprender" e é um dos pilares da educação no século XXI. Para conduzir todo esse trabalho com responsabilidade é preciso de uma grande equipe, bem coordenada, com pessoas qualificadas, sobretudo que tenha um perfil para está a frente de uma tarefa tão grande, que é a educação de crianças, jovens e adultos do nosso município", explicou a doutora.
A Secretária tratou ainda do calendário escolar, inclusive para 2018, sem prejuízo para a educação. Falou de licitação e dispensa, dependendo da natureza do serviço ou trabalho e, lembrou que por conta das licitações houve atraso na merenda e material didático e, isso foi objeto de críticas por pessoas que desconhecem o verdadeiro motivo desses contratempos, mas uma burocracia extremamente necessária por se tratar de dinheiro público. Afirmou que a merenda escolar já chegou tanto na zona urbana, quanto na zona rural.
Referente ao transporte escolar lembrou que três voadeiras e o barco Marieta fazem o transporte dos estudantes do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) para Tabatinga. Que cinquenta barcos pequenos (com combustível incluído), fazem o transporte de alunos e professores da zona rural do município. Nas comunidades mais distantes esse transporte para professores é feito de voadeira, a eles também é garantido o combustível.
A Dr.ª Antônia Rodrigues com muita propriedade e conhecimento falou sobre obras com recursos próprios da Prefeitura, incluindo reformas nas escolas, almoxarifado, barco Marieta, manutenção de ar condicionado, transporte escolar urbano, construção de escolas, curso dos líderes pedagógicos, das adesões, metas, projetos, ações, concurso público e com autoridade e de maneira esclarecedora falou do processo seletivo, das peculiaridades das comunidades, do mesmo modo respondeu todos os questionamentos e indagações dos vereadores que tiveram a oportunidade de tirar dúvidas dos temas abordados no que tange a pasta da educação.
A Secretária enfatizou o lema da Secretaria "Juntos pela Educação", que com a união de todos, de mãos dadas gestores, coordenadores, pais, alunos e comunidade em geral, precisam conquistar a credibilidade da Educação municipal. Pediu ainda a parceria do Poder Legislativo ao tempo que cumpra o papel de fiscalizador.
Concluiu agradecendo o convite da Câmara de Vereadores e que resolveu aceitar esse desafio porque acredita na educação. "Acredito na educação a partir de uma frase que Edgar Nahoum, sociólogo francês que diz "que a educação é uma questão de saúde pública, se nós temos uma sociedade bem educada, certamente vamos ter uma sociedade com mais qualidade de vida em todos os aspectos" e por acreditar nisso é que assumi esse desafio", disse a Secretária.
Por João Burana (ASCOM/PMBC), edição Olivaldo Bruno – Assessor de Comunicação da PMBC



Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato