A AMNET TELECOM assina o Covênio especial com o Exercito


     A AMNET TELECOM assina o Covênio  especial com o Exercito brasileiro durante o  IV WORKSHOP AMAZÔNIA CONECTADA realizado em 04 de Abril de 2017, estiveram presente o Michel Feitoza Presidente da AMNET, Elino Junior sócio da rede AMNET digital, General Decílio Sales, Major Luciano sales, equipe da 4CTA Manaus, e equipe do Citex Brasilia, provedores locias e empresas parceiras.

  Tal convênio visa promover a cooperação mútua no campo da Tecnologia da Informação, bem como regular os procedimentos para viabilizar a troca de capacidades de comunicação com a finalidade de proporcionar o alcance dos benefícios provenientes da implementação do Programa Amazônia Conectada à sociedade.

o Programa busca superar a ausência de infraestrutura de telecomunicações nos municípios isolados da Amazônia através da construção de uma rede de fibras óticas subfluviais e que tal empreendimento visa não apenas ser mais uma forma de conexão para a Região Norte, mas, também, estabelecer um novo marco de desenvolvimento do país, através da informação e do conhecimento, de modo que, por meio do Programa, será possível atender a comunidades carentes, sem recursos e sem perspectivas de mudança.

No contexto do Programa Amazônia Conectada, uma troca de capacidades com a AMNET permitirá o uso de um enlace redundante rádio entre Manaus e Coari. Conforme explicado acima, não possuir uma redundância de enlace traz riscos às comunicações estratégias e operacionais, traduzidas em interrupções no fluxo de dados e no processo de Comando e Controle entre as OM localizadas no interior do Estado do Amazonas e as OM localizadas nos grandes centros do Brasil. No quesito estratégico, como foi exposto, o convênio permite obter uma redundância de enlace, o que amortiza eventuais falhas de comunicação, como um rompimento da fibra, evitando consequências possivelmente desastrosas para a União, dado os diversos sistemas baseados em tráfego de rede, tanto operacional-militar, quanto da vida administrativa das Organizações Militares, ou ainda, não menos importante, os sistemas médico-hospitalares.

É importante ressaltar o caráter social do convênio. Em última análise, as atividades da administração pública devem sempre focar o bem-estar social, prover benefícios à população, isto é, trazer ganhos para a qualidade de vida do cidadão, para o seu desenvolvimento social e intelectual, e promover a integração nacional, o sentimento de pertinência à Nação por uma região tão pouco assistida como é a Amazônia. Legalmente, não compete ao Exército prover serviços de conectividade à população, e, no intuito de promover a  atividade comercial e seu consequente desenvolvimento regional, tampouco pode o Estado ter esta atribuição.

Para viabilizar o compartilhamento e observando o ordenamento jurídico, o CITEx realizou uma Consulta Pública em que foram explicitadas as condições para a troca. Durante a Consulta, apenas a AMNET se prontificou a atender as exigências propostas

A título de comparação, só na cidade de Tefé, atendendo a 16ª Brigada de Infantaria de Selva, a atual solução, baseada em Pontos de Presença satelital para a EBNet, custou, no decorrer de um ano, R$195.300,86, para apenas 2Mbps, enquanto que o acordo proposto não traz custos para o Exército e não limita o excedente de capacidade para compartilhamento com outras empresas, seguindo todos os processos legais via futuras Chamadas Públicas, visando aumentar a competitividade entre as empresas contratadas para beneficiar a população local. Suponhamos agora, sem perda de generalidade, o mesmo custo para os demais órgãos públicos em Tefé, e veremos facilmente a despesa para os cofres da União facilmente passar de R$1.953.008,60, para 10 unidades, por exemplo, a uma taxa de 2Mbps. Com o convênio, vários parceiros públicos serão atendidos, além do Exército, o que implica em economia de recurso público, sem contar o ganho com taxa de transmissão, na ordem de Gbps.

com a consolidação do convênio entre a AMNET e o Exército Brasileiro, representado pelo CITEx, devido o seu espectro estratégico, econômico e social, que trará ganhos significativos para a Defesa Nacional e para a sociedade, alinhando-se às diretrizes da PND e da END e aos objetivos estratégicos do EB, bem como cumprindo com a Portaria que instituiu o Programa Amazônia Conectada e embasando-se na Lei de inovação.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato