Header Ads

Parceria da PRODAM com provedores regionais garante Internet de qualidade no interior

Com o objetivo de contribuir para a inclusão digital da população que vive no interior do Estado, a empresa Processamento de Dados Amazonas S.A. (Prodam) tem firmado parcerias com provedores regionais para oferecer serviços de conexão com a internet. Conforme dados da Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint), os provedores regionais foram os maiores responsáveis pelo crescimento dos acessos à banda larga fixa no Brasil em 2016. Se atuassem juntos, esses provedores se tornariam o equivalente a quarta maior operadora do País.


Seguindo uma determinação do governador José Melo, a iniciativa está alinhada com a nova Matriz Ambiental Econômica do Estado, que prevê a implantação de uma economia sustentável focada no desenvolvimento de projetos voltados para as riquezas naturais do Amazonas. "É impossível obter sucesso nos dias atuais sem contar com a conectividade e com a Internet, por isso consideramos esse projeto essencial para o sucesso da nova matriz", explicou o diretor presidente da PRODAM, Márcio Silva de Lira.

 Márcio ressalta ainda que prover internet ao interior trará impactos grandiosos para a sociedade amazonense, com a geração de benefícios em diferentes áreas, como indústria, comércio, saúde, educação, entre outras. "Internet é bom para os negócios, para a educação e para a saúde, mas é importante sobretudo para construir e aprimorar a cidadania", afirmou.
Para oferecer o serviço, a Prodam tem utilizado a fibra ótica do projeto do Gasoduto Coari-Manaus, fruto da parceria firmada com Telebras para atendimento do Plano Nacional de Banda Larga. O município de Iranduba é o primeiro a disponibilizar o serviço de banda larga nesse modelo, através da empresa AXES.

Segundo o diretor presidente da AXES, Fabrício Horácio, a meta é expandir a atuação para mais 10 municípios ainda este ano. Em Iranduba, o serviço está funcionando há 15 dias e o objetivo é ter cerca de 1.500 clientes nos três primeiros meses, oferecendo internet de qualidade a um preço competitivo. "A aceitação pelo novo serviço na cidade está sendo muito boa. Somente na primeira semana recebemos 500 assinaturas. O motivo disso é qualidade do serviço e o preço baixo que só foi possível através da parceria com a Prodam", declarou.

Ele explica que a empresa, que já atua em Manaus há cinco anos com serviço de banda larga por fibra ótica, só decidiu investir no interior depois que foi apresentado um projeto que garantisse qualidade e competitividade. "Postergamos a decisão de investir no interior porque o nosso foco é oferecer serviço de qualidade para a população", disse.

De acordo com Márcio, a parceria com os provedores regionais permite oferecer um serviço de internet de maior qualidade, já que utiliza a fibra ótica e não satélites com boa parte dos municípios fazem atualmente. "O serviço por satélite apresenta maior instabilidade o que causa problemas, por exemplo, quando chove", destacou.

Márcio ressalta que esse é um novo mercado que a Prodam tem investido e que a meta é expandir ainda mais esse serviço no interior. "A população é a principal beneficiada com a chegada desse novo formato de internet", disse.
---
Olívia de Almeida
Jornalista DRT-AM 408 

Nenhum comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Tecnologia do Blogger.