O Facebook vai tornar público os dados excluídos do seu mural? A resposta é não. E também não adianta publicar a mensagem "eu não autorizo" no seu Facebook

Em Destaque
Por -
0
#VirouViral Como surgem e se espalham os assuntos mais comentados da internet.
O Facebook vai tornar público os dados excluídos do seu mural? A resposta é não. E também não adianta publicar a mensagem "eu não autorizo" no seu Facebook
Por Marina Rappa
14 mar 2017,

Mark Zuckerberg não tem planos mirabolantes com as suas mensagens, nudes, ou quaisquer outras coisas excluídas da sua página (David Paul Morris/Bloomberg/Getty Images)
Hoje você também publicou no mural do seu Facebook que não permitia que a companhia compartilhasse as imagens, mensagens e dados excluídos de sua página? Se sim, você precisa ler isso: mentiram para você.
Uma enxurrada de usuários publicou a seguinte mensagem no Facebook hoje:

Aos mais inflamados adeptos da teoria conspiratória, porém, um aviso: o Facebook não tem planos mirabolantes com as suas mensagens, nudes ou quaisquer outras coisas excluídas da sua página.
"Temos políticas de dados e privacidade claras que dizem que tudo o que uma pessoa publica no Facebook é de propriedade dela e só ela é quem pode determinar os níveis de privacidade de suas publicações e informações na plataforma", afirmou um porta-voz da companhia ao blog #VirouViral .
De acordo com o diretor do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) e professor de direito da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Carlos Affonso, ao engrenar em qualquer rede social, as pessoas concordam com os termos de uso – e qualquer coisa que publicarem em seus murais não possui validade sobre o contrato.
"O texto publicado no mural, dizendo 'não autorizo', não tem nenhum efeito sobre o contrato. Nos Termos de Uso, o usuário vai encontrar as referências em que a companhia diz que aquilo que é postado pelo usuário, é de escolha exclusiva dele identificar com quem quer compartilhar. Não existe nada nos termos de uso que prevê que o Facebook tenha a possibilidade de repostar um conteúdo que um usuário tenha decidido excluir", afirma o especialista ao #VirouViral.
Mas por que as pessoas criam essas mensagens e espalham nas redes?
É uma ótima pergunta – e, em parte não conseguimos respondê-la, já que é bem difícil compreender os motivos que levam alguém a inventar uma mentira e espalhar aos quatro ventos. MAS podemos explicar parte do questionamento: a corrente é mais uma mostra do desconhecimento das pessoas sobre os termos de uso e as políticas de privacidade das redes que usam.
"Essa corrente dos direitos aparece sempre e nos traz um sinal de alerta, pois significa que as pessoas não estão lendo os termos de uso e políticas de privacidade – e precisam fazer isso urgentemente. As pessoas, afoitas para entrar na rede, simplesmente baixam o aplicativo e quando chegam os Termos de Uso, elas só clicam no 'eu aceito'. Isso as deixa mais suscetíveis a acreditar nessas correntes", diz Affonso.
"O mais curioso é que cada vez mais nossa vida passa por aquilo que postamos na rede social e as pessoas simplesmente não sabem as regras desse ambiente importante para a vida delas", afirma.
Quer mesmo se proteger?
O Facebook possui mecanismos para que as pessoas estejam seguras na plataforma por meio de ferramentas como a Central de Segurança e a página com Noções Básicas de Privacidade . Na Central de Ajuda do Facebook é possível encontrar os detalhes de como configurar a privacidade na plataforma .
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)