Maués investe em merenda escolar com produção de pequenos agricultores

A Prefeitura de Maués (a 253 km de Manaus) irá investir este ano, R$ 1,5 milhão na aquisição da produção rural de 170 pequenos agricultores do município em 2017.

A proposta é recuperar o setor primário, destruído nos últimos anos da gestão anterior, e ao mesmo tempo oferecer uma alimentação adequada, balanceada e saudável para os mais de 13 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino.
O contrato de fornecimento será assinado com os produtores no próximo dia 27, após a realização de Chamada Pública para Aquisição de Gêneros Alimentícios da Agricultura e do Empreendedor Familiar, promovida pela Secretaria Municipal de Abastecimento e Produção desde o início deste mês.
"É uma ação que produz três efeitos imediatos: recuperamos e incentivamos os pequenos produtores rurais, gerando emprego e renda, oferecemos uma alimentação de qualidade e variada para as crianças e estudantes e ainda reduzimos custos para a prefeitura, que não vai gastar além do necessário na aquisição e transporte de produtos adquiridos em outros locais", explicou o prefeito Júnior Leite.
Ainda segundo o prefeito, nos próximos meses, a quantidade dos alimentos industrializados que integram a merenda será reduzida e substituída por produtos regionais como a macaxeira, a melancia e o cará, obedecendo as orientações da equipe de nutricionistas que irá elaborar o cardápio diário das refeições.
Segundo dados do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional do Ministério da Saúde, sobre a situação nutricional das crianças de zero a cinco anos de Maués em 2016, 6% tem magreza acentuada, 10% estão muito abaixo do peso e 36% tem altura muito baixa para a idade.
Por outro lado, o mesmo estudo indica que 16,4% das crianças de Maués nesta faixa etária, estão com sobrepeso ou são obesas.
Outros levantamentos do Ministério da Saúde, apontam uma crescente incidência de casos de obesidade infantil, decorrente, em grande parte, da mudança de hábitos alimentares dos jovens em direção ao consumo diário das chamadas fast-foods e dos produtos vendidos em cantinas escolares, tais como refrigerantes, salgadinhos e frituras.
--


Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato