Kalil veta projeto que torna obrigatório ensino religioso nas escolas municipais


O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PHS), vetou integralmente o projeto de lei que obriga o ensino religioso nas escolas municipais. A decisão foi publicada na edição deste sábado (4) do Diário Oficial do Município (DOM).

A proposta do ex-vereador Vilmo Gomes, que disputou as últimas eleições pelo PSB e não conseguiu se manter no cargo, diz que as aulas seriam ministradas aos alunos do Ensino Fundamental por “professores devidamente capacitados, conforme determinação das atribuições legais”.

O objetivo é preparar o aluno para “possibilitar a consolidação dos valores morais, éticos e espirituais em todas as ações e espaços de convivência”.

Em seu veto, Kalil disse que a obrigatoriedade do ensino religioso desrespeita a diversidade cultural religiosa determinada pela Constituição. Além disso, a lei orgânica do município diz que apenas o prefeito pode criar "cargo público da administração direta, autárquica e fundacional e a fixação da respectiva remuneração, observados os parâmetros da lei de diretrizes orçamentárias". Portanto, não cabe ao poder legislativo elaborar projetos sobre este assunto.

Agora, a proposta volta para a Câmara Municipal onde será feita nova apreciação.

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato