Governo do Amazonas avalia retomada do apoio ao Festival Folclórico de Parintin

... 

...



Dirigentes dos bois Caprichoso e Garantido participaram de encontro na Secretaria de Cultura para fazer avaliação preliminar das condições para realização do evento em 2017
O Festival Folclórico de Parintins poderá voltar a contar com o apoio do Governo do Amazonas neste ano. A notícia foi dada no início da tarde desta sexta-feira (10), na sede da Secretaria de Cultura, numa reunião entre o secretário Robério Braga e os dirigentes dos dois bois parintinenses, Babá Tupinambá, presidente do Caprichoso, e Adelson Albuquerque, presidente do Garantido.


Ao lado de Robério, encarregado pelo governador José Melo de estudar a retomada do apoio ao evento, os dirigentes dos bumbás fizeram uma avaliação preliminar das condições para a realização do Festival 2017.
"Essa foi uma reunião preparatória, para verificar como está o Festival, como os Bois estão trabalhando, e como o Governo do Estado, dentro de suas restrições orçamentárias, pode contribuir para o evento deste ano. Isso será levado ao governador, numa reunião ainda nesta ou na próxima semana", declarou o secretário.
Satisfação - Os dirigentes dos bois deixaram evidente a satisfação pela notícia da possível retomada do apoio do Governo. "Para nós é uma alegria, principalmente nesse momento que atravessamos, com dificuldades financeiras em todas as cidades e em todos os órgãos. Temos a esperança de que, com o Governo do Estado, poderemos fazer novamente uma grande festa. Essa parceria é fundamental", afirmou Adelson, do Vermelho.
Para Babá, o encontro trouxe uma notícia pela qual ele aguardava há muito tempo. "Sempre esperamos que o Governo e a Secretaria de Cultura voltassem a dar seu apoio ao Festival, pois sabemos da importância deles", disse o presidente do Azul. "Estou feliz também em poder passar essa notícia a Parintins, que sempre quis essa volta", completou.
Infraestrutura, transportes e acesso - À parte o apoio do Governo, a reunião também tratou dos problemas vivenciados em Parintins em termos de infraestrutura, transportes e acesso. Exemplos disso são o Aeroporto Júlio Belém, que teve as operações suspensas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) em outubro passado, e o Porto de Parintins, que esteve interditado por risco de segurança e que apenas há pouco tempo voltou a funcionar.
Na avaliação de Robério, os problemas demonstram a dificuldade da cidade sede do Festival para recolher frutos do evento. "Parintins não consegue se beneficiar do resultado da festa. O Governo Amazonino Mendes, lá atrás, levou água, luz, meio-fio e outras estruturas, mas a cidade não saiu do lugar em termos de turismo", opinou o secretário de Cultura.
Ajuda do Governo - O presidente do Caprichoso reconheceu os problemas e manifestou esperança de que eles sejam superados com a ajuda do Governo. "O País passa por uma crise que afeta todos os setores. Em Parintins, o aeroporto está com problema e o porto já reabriu. Pedimos apoio do Governo para operacionalizar o sistema de som e luz no Festival. Creio que ele vai se sensibilizar e dar mais essa ajuda", disse.
O encarecimento de custos como hospedagem e alimentação no período do Festival de Parintins foi outro tema levantado na reunião. Na avaliação de Adelson, a questão que deverá ser enfrentada este ano pelas associações folclóricas e por todos os órgãos envolvidos no ramo do turismo no município.
"A Prefeitura está com uma nova visão de conscientização e vai fazer uma reunião, com a presença dos Bois, com proprietários de bares, restaurantes, agências, para se ter preços justos. É inadmissível um bodó que custa para nós R$ 3, na época do Festival custar R$ 15. Isso espanta o turista", declarou.
FOTOS: DIVULGAÇÃO/SEC

Postar um comentário

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato